Logo R7.com
RecordPlus

Pesquisa dá vitória ao Likud por apenas uma cadeira nas eleições israelenses

Canais locais não possuem números iguais de acordo com resultados das pesquisas divulgadas

Internacional|Do R7

  • Google News

Uma pesquisa do "Channel 2" da televisão israelense dá a vitória ao partido Likud, do atual primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, com 28 cadeiras, uma a mais que a coalizão União Sionista. No entanto, as pesquisas divulgadas pelo "Channel 1" e o "Channel 10" da televisão israelense dão conta de um empate técnico entre a coalizão União Sionista (integrada pelo Partido Trabalhista e o Hatnuah) e o Likud, com 27 cadeiras cada um.

De acordo com a pesquisa do "Channel 2", a União Sionista terá 27 deputados; a Lista Árabe Cojunta 13; o Yesh Atid, 12; o Kulanu, nove; o Lar Judaico, oito, os ortodoxos Shas e Judaísmo Unido da Torá, sete e seis, respectivamente; enquanto o esquerdista Meretz terá cinco, o mesmo número do Yisrael Beiteinu. Se essa projeção for confirmada, o Kulanu - um partido de centro-direita que é produto de uma cisão do Likud - poderia ser determinante para a formação do próximo governo de Israel.


Eleições em Israel chegam a 45,4% de participação

Outro elemento chave é o enfraquecimento do partido nacionalista Lar Judaico, liderado por Naftali Bennett, que, segundo esse resultado, deixaria de ser determinante para a formação do governo. A Lista Árabe Conjunta, coalizão de quatros partidos que representam à minoria árabe de Israel, se transformou na terceira força política do parlamento, com entre 12 e 13 cadeiras, segundo as três principais pesquisas divulgadas após o fechamento das urnas. EFE elb-fpa/rpr

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.