Pesquisa mostra que 83% dos ucranianos querem que país se junte à Otan
Número de apoiadores da adesão aumentou consideravelmente desde a invasão russa ao país, em fevereiro deste ano
Internacional|Do R7
Uma pesquisa de opinião realizada em Kiev, na Ucrânia, mostrou nesta segunda-feira (3) um recorde de 83% dos ucranianos que desejam que o país se junte à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
O levantamento feito entre sábado (1º) e domingo (2) com 2.000 entrevistados pelo Rating Group foi realizada depois que o presidente Volodmir Zelenski anunciou na sexta-feira (30) que a Ucrânia apresentou um pedido acelerado de adesão à Otan.
O Rating Group disse que a porcentagem daqueles que apoiam a adesão à Otan foi a mais alta já registrada por uma pesquisa na Ucrânia. Apenas 4% disseram que votariam contra a adesão ao bloco e 9% disseram que não votariam.
Em novembro, 55% manifestaram apoio à adesão ao bloco, ilustrando como a opinião pública mudou drasticamente sobre a questão da Otan desde a invasão da Ucrânia pela Rússia.
A Rússia há anos se opõe ferozmente à expansão da aliança, que vê como hostil e uma ameaça a a segurança do país. A nova pesquisa indicou que o apoio à adesão à Otan aumentou 7 pontos percentuais desde junho.