Plano de emergência salvou 90% dos tesouros de Notre-Dame
Quase todo o acervo de relíquias e obras de arte foi salvo do incêndio da última segunda-feira, segundo especialista de empresa de seguros
Internacional|Do R7
Cerca de 90% das inestimáveis relíquias e obras de arte abrigadas na Catedral de Notre-Dame de Paris foram salvas do devastador incêndio de segunda-feira (15), uma vez que planos de emergência para remover os tesouros funcionaram, afirmou importante regulador de seguros nesta quarta-feira (17).
Michel Honore, diretor de belas-artes da Sedgwick, foi selecionado para a tarefa de identificar qualquer dano ao tesouro da catedral.
O plano de emergência incluiu ordenar os objetos por prioridade para remoção, disse Honore à Reuters, acrescentando que "o plano em si funcionou perfeitamente e foi seguido ao pé da letra e é por isso que os conteúdos perdidos não são tão graves quanto poderia se temer".
Leia também
Catedral de Notre-Dame estava caindo aos pedaços (literalmente) antes de incêndio
França vai abrir concurso para redesenhar torre de Notre-Dame
Séculos de má conservação levaram ao incêndio de Notre-Dame
Notre-Dame: troca de materiais antigos é desafio para reconstrução
Macron promete reconstrução de Notre-Dame em cinco anos
Ele falou por telefone de Paris, após participar de uma reunião de reguladores —especialistas indicados por seguradoras para investigar pedidos.
Autoridades disseram que funcionários de emergência formaram uma cadeia humana para retirar itens do caminho do fogo durante o incêndio.
Os tesouros da Notre-Dame são compostos por entre mil e 1.200 itens, incluindo metais preciosos, trajes religiosos tradicionais e pinturas. Itens mais modernos incluem um presente do papa João Paulo II.