Logo R7.com
RecordPlus

Polícia alemã encontra telefone roubado de chefe da Stasi em apartamento em Berlim

Internacional|Do R7

  • Google News

BERLIM (Reuters) - A polícia alemã encontrou o telefone de Erich Mielke, chefe da polícia secreta da Alemanha Oriental, e outros objetos roubados da antiga sede da Stasi, hoje um museu, em um apartamento no distrito de Neukoelln em Berlim.

Os objetos, incluindo câmeras espiãs e microfones escondidos, foram roubados em duas ações, em 2007 e 2008, e foram encontrados por sorte em um apartamento e no porão, em uma busca ligada a outro caso, disse a polícia de Berlim em nota nesta terça-feira.


Berlinenses invadiram a sede da Stasi - um bloco de vários andares onde 8.000 funcionários da polícia secreta trabalhavam - em janeiro de 1990, meses após a queda do muro de Berlim.

Na invasão de 2008 os ladrões também levaram um bastão de hockey de gelo de Moscou, uma placa de madeira com um retrato de Lenin e itens comemorativos dos 30 anos de comunismo na Alemanha Oriental. A polícia disse que os ladrões provavelmente pretendiam vender os objetos.


O museu preservou alguns quartos, incluindo o escritório de Mielke, em sua forma original, e exibe equipamentos usados por oficiais da Stasi para espiar dezenas de milhares de alemães orientais.

Mielke - conhecido como "O Mestre do Medo" - foi condenado em 1993, não por crimes da Stasi, mas por matar dois policiais em 1931 quando era militante comunista.


Erich Mielke morreu em 2000.

(Reportagem de Madeline Chambers)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.