Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia de Utrecht busca 'vários agressores' suspeitos de ataque

Atentado é tratado como terrorista por autoridades da Holanda, deixou vários feridos e, possivelmente, um morto em tiroteio em bonde

Internacional|Da EFE

Polícia de Utrecht faz buscas em vários pontos da cidade holandesa após atentado
Polícia de Utrecht faz buscas em vários pontos da cidade holandesa após atentado Polícia de Utrecht faz buscas em vários pontos da cidade holandesa após atentado

A polícia da Holanda está procurando vários "agressores" foragidos após abrirem fogo nesta segunda-feira (18) e ferirem várias pessoas em um ataque na praça 24 de Outubro da cidade de Utrecht, e abriu uma investigação do ataque como um possível atentado terrorista.

Várias informações falam de um morto e as fotos divulgadas pela imprensa mostram um corpo inerte coberto com uma manta, embora a polícia não tenha confirmado essa vítima mortal.

Parlamento e escolas fechadas

As autoridades reforçaram a segurança na área do parlamento em Haia e solicitaram às escolas de Utrecht, no centro da Holanda, que mantenham as portas fechadas.

Publicidade

Além disso, a polícia militar decidiu aumentar a vigilância em áreas como o aeroporto Schiphol de Amsterdã.

Além disso, como medida de precaução, todas as mesquitas da cidade foram evacuadas.

Publicidade

A polícia confirmou que a investigação do tiroteio, que aconteceu por volta das 10h45 (horário local, 6h45 de Brasília), está em andamento e que leva em conta "uma possível motivação terrorista".

Relatos falam em mais de um terrorista

Publicidade

Os agentes confirmaram rapidamente a existência pelo menos de um atirador, um homem que sacou uma arma e começou a disparar de forma aleatória e contínua contra as pessoas e que posteriormente fugiu, embora várias testemunhas tenham falado desde o princípio que havia mais de uma pessoa envolvida no tiroteio.

Posteriormente, a polícia esclareceu que procura vários suspeitos que se encontram em paradeiro desconhecido.

Bernhard Jens, porta-voz da polícia de Utrecht, afirmou que, segundo várias testemunhas, "o autor dos disparos fugiu em um carro".

Segundo a informação disponível, um dos tiroteios teve como alvo os passageiros de um bonde, mas as autoridades ainda não esclareceram se esse atirador estava dentro ou fora do bonde e de onde disparou.

Número de vítimas não foi confirmado

Por enquanto, não há informações sobre o número de vítimas nem a gravidade da sua situação, mas a polícia confirma que há "vários feridos" que já foram transferidos aos hospitais.

A área do tiroteio está isolada e até ali se transferiram os serviços de emergência, vários helicópteros e uma unidade antiterrorista da polícia holandesa.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, cancelou uma reunião que tinha com os partidos da coalizão devido a esta "situação inquietante" e advertiu que o governo "está muito preocupado"

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.