Polícia para carro autônomo por conversão ilegal, mas deixa de multar por falta de motorista
Agentes da Califórnia, nos EUA, acionaram proprietários e exigiram reprogramação do veículo para evitar novas infrações de trânsito
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Dois policiais da localidade de San Bruno, na Califórnia, nos Estados Unidos, passaram por uma situação inusitada enquanto fiscalizavam o trânsito no último sábado (27). Um carro, que trafegava na frente da viatura, fez uma conversão irregular em um semáforo, o que implica em multa grave conforme a legislação local.
Os agentes conseguiram chegar até o carro, que parou imediatamente. Ao pedir para baixar o vidro, o policial descobriu que se tratava de um carro autônomo da Waymo — uma empresa do Vale do Silício, parte do conglomerado do Google, que se concentra no desenvolvimento de tecnologias automotivas.
Como não tinha um motorista, no caso, um humano ao volante, a infração não foi registrada e ninguém foi punido. “Isso mesmo... sem motorista, sem mãos, sem pista“, afirmou a polícia local num post numa rede social. ”Nossos livros de multas não têm a caixa para ‘robô’“, brincou.

A saída dos agentes foi contatar a empresa para informar sobre a falha e cobrar que ocorra a reprogramação do software a fim de impedir mais manobras ilegais.
A Polícia de San Bruno advertiu que os legisladores locais trabalham para criar uma lei a fim de punir a empresa que é dona do veículo em casos semelhantes. “Para aqueles que acreditam que estamos sendo lenientes, há uma legislação em andamento que permitirá que os policiais emitam notificações à empresa”, afirmou.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp









