Rússia x Ucrânia

Internacional Polícia russa censura obras de exposição pacifista de artista idosa

Polícia russa censura obras de exposição pacifista de artista idosa

Operação foi feita após autoridades serem informadas de suposta bomba no endereço da mostra; quadros foram apreendidos

AFP

Resumindo a Notícia

  • Polícia da Rússia censurou a exposição pacifista de uma idosa de 77 anos
  • Segundo autoridades, homens foram ao endereço da exposição após um alerta de bomba
  • Apesar de nenhuma bomba ter sido encontrada no local, os quadros foram apreendidos
  • Obras possuiriam 'informações falsas sobre as forças armadas russas'
Elena Osipova, 77 anos, teve as obras apreendidas

Elena Osipova, 77 anos, teve as obras apreendidas

Olga Maltseva/AFP - 31.1.2023

A polícia da Rússia confiscou nesta quarta-feira (1º) obras pacifistas da artista Elena Osipova, 77 anos, um dia após a inauguração da exposição na sede de um partido de oposição russo em São Petersburgo.

Inaugurada na terça-feira (31) à noite na sede do partido Yabloko, a exposição era composta por cerca de vinte cartazes e quadros de Osipova, criados entre 2014 e 2022. Os policiais entraram no local afirmando ter recebido um alerta de bomba, segundo o Yabloko.

Os agentes não encontraram nenhuma bomba, mas "descobriram nas paredes imagens gráficas desenhadas em tela e papelão, que provavelmente contêm informações falsas sobre as forças armadas russas", diz o comunicado, citando um relatório da polícia.

"As obras de arte foram apreendidas" e "a polícia as levou embora sem embalá-las adequadamente", criticou o partido.

Entre as obras da artista estava "Os Olhos de Consciência", um desenho do rosto de uma menina de olhos grandes com uma frase escrita em russo e ucraniano: "Mãe, tenho medo da guerra".

O regime do presidente russo, Vladimir Putin, intensificou a repressão aos opositores em meio à ofensiva russa na Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022. As autoridades aprovaram uma lei que prevê até 15 anos de prisão por qualquer publicação de informação sobre o Exército russo considerada "falsa".

Osipova é conhecida há anos como uma ferrenha opositora da política de Putin. Ela é contrária a qualquer forma de conflito armado.

A artista foi às ruas pela primeira vez com um cartaz pacifista em 2002, depois da tomada de reféns no teatro Dubrovka de Moscou por combatentes chechenos. Desde então, Osipova tornou-se uma habitual frequentadora de protestos em São Petersburgo. Ela foi presa diversas vezes pela polícia e os cartazes foram confiscados.

Veja quais países prometeram tanques de guerra à Ucrânia

Últimas