Policial australiana tem promoção negada por usar brinco durante entrevistas a jornais
Decisão das autoridades aconteceu após Sally Fairweather salvar 3 pessoas em um episódio que transformou a agente em heroína
Internacional|Do R7
Uma policial da Austrália teve uma promoção negada após aparecer em entrevistas para a imprensa do país usando brincos. Decisão dos superiores da Polícia de Victoria aconteceu depois de Sally Fairweather salvar três pessoas de um afogamento e ser considerada pela opinião pública como heroína.
As aparições públicas de Fairweather começaram logo após a policial, então sargento da corporação, pular no lago da Reserva Pykes Creek para resgatar dois homens e uma criança de oito anos que caíram de uma moto aquática.
Impressionados com a atitude da agente, a própria Polícia de Victoria enviou Fairweather para falar com diferentes veículos da imprensa, aumentando a repercussão da história e o carinho do povo local pela policial, que se jogou no lago com uniforme completo.
Para a surpresa da mídia local, o boato de que Fairweather seria promovida após o ato heroico foi desmentindo pela polícia, que inclusive reportou que a agente não seria mais sargento. O motivo para a perda de patente dela seria o uso de brincos durante as entrevistas.
“Espera-se que todos os agentes da Polícia de Victoria respeitem o uniforme e os padrões de aparência”, destacou a corporação ao portal australiano news.com.au. “O Manual da Polícia de Victoria deixa claro que não é permitido que agentes utilizem brincos de nenhum tipo durante o serviço”.
A corporação de Victoria ainda enalteceu a performance de Fairweather durante o incidente na Reserva Pykes Creek, classificando a atitude da policial como “heroica”. Entretanto, ressalta a importância dos agentes respeitarem as regras de vestimenta.
“É importante que os membros mantenham o padrão de uniforme em todos os momentos e não é incomum ter uma conversa com alguém se ele não se manter nas regras.”
Leia também
Em entrevista ao veículo australiano 3AW, a ex-comissária da Polícia de Victoria, Christine Nixon, se mostrou chocada com o caso de Fairweather. Nixon explicou o motivo pelo qual um agente não poderia usar brinco, mas acredita que este fato não deveria impedir a promoção da policial.
“Você não deve usar brincos porque pode ser perigoso. Você está lidando com pessoas que podem ser ofensivas e eles talvez agarrem sua orelha ou algo assim, sempre foi sobre uma questão de segurança”, conta Nixon. “Mas, neste caso, alguém fez algo incrível em termos de resgatar pessoas. [...] Eu acho que deveria haver um pouco de equilíbrio”, concluiu a ex-comissária.