Polônia demonstra luta para ‘conter o avanço russo’ ao reabrir fronteiras, analisa professor
Governo polonês anunciou a reabertura de duas passagens na fronteira com Belarus, fechadas desde setembro
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
A Polônia anunciou a reabertura de duas passagens de fronteira com Belarus, fechadas desde setembro. Segundo um comunicado do Ministério do Interior, as atividades planejadas visam retomar o fluxo de pessoas e mercadorias, respondendo aos pedidos de um grande grupo de empresários, transportadores e pessoas que viajam a trabalho.
As fronteiras foram fechadas em resposta a exercícios militares liderados pela Rússia no país vizinho e à entrada de 21 drones russos no espaço aéreo polonês. A decisão passa a valer na segunda-feira (17).

“Então, esse não é apenas um anúncio meramente administrativo, mas sim de algum modo demonstrando uma luta por conter o avanço russo, conter e indicar, de algum modo, que os países não aceitarão com facilidade essas intervenções”, analisa Kleber Galerani, professor de direito e relações internacionais, em entrevista ao Conexão Record News desta sexta-feira (14).
Segundo o professor, “ao reabrir essas passagens a Polônia envia o recado está disposta até a normalizar o fluxo de pessoas e bens, mas não hesitará em fechar de novo se for necessário. Isso de algum modo é importante para a União Europeia, é importante para o ONU (Organização das Nações Unidas) indicando que há uma linha de contenção, uma linha entre a Europa ocidental em particular e a Rússia”.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!












