Logo R7.com
RecordPlus

População da Groenlândia tem ‘dificuldade de dormir’ após ameaças de anexação de Trump

Presidente dos EUA não descarta tomar território estratégico à força

Internacional|Da Reuters

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A ministra de Negócios e Recursos Minerais da Groenlândia revela que a população está preocupada e com dificuldades para dormir após ameaças de anexaçãos de Trump.
  • Trump afirma que os EUA precisam controlar a Groenlândia para evitar a ocupação por Rússia ou China.
  • A Groenlândia e a Dinamarca reiteram que a ilha não está à venda, mas Trump não descarta a possibilidade de tomá-la pela força.
  • Uma reunião entre Dinamarca e EUA está agendada para discutir a situação da Groenlândia.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Naaja Nathanielsen disse que a Groenlândia “não vê sentido em usar armas” contra os EUA 13.01.2026 - Toby Melville/Reuters

A ministra de Negócios e Recursos Minerais da Groenlândia, Naaja Nathanielsen, afirmou que a população da ilha está preocupada, apreensiva, e alguns têm relatado dificuldades para dormir após as ameaças de anexação feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Durante uma entrevista coletiva em Londres, na terça-feira (13), Naaja disse que a Groenlândia “não vê sentido em usar armas” contra seu aliado da Otan, os EUA.


Trump tem afirmado repetidamente que Washington precisa assumir o controle da Groenlândia para impedir que a Rússia ou a China ocupem o território ártico, estrategicamente localizado e rico em minerais. Ele alega que a presença militar dos EUA na ilha não é suficiente.

“De um jeito ou de outro, vamos tomar a Groenlândia”, disse Trump, acrescentando que preferiria fazer um acordo com a Dinamarca.


A Groenlândia e a Dinamarca afirmaram que a Groenlândia não está à venda, mas Trump não descartou a possibilidade de tomá-la pela força. Dinamarca e EUA têm uma reunião agendada para esta semana para discutir o assunto.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.