Logo R7.com
RecordPlus

Por que China vai proibir maçanetas ocultas de carros popularizadas por marca de Elon Musk

Usado em veículos da Tesla, recurso preocupa pela ‘incapacidade de abrir após um acidente’

Internacional|Jessie Yeung, da CNN Internacional

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A China proíbe maçaras ocultas em carros, tornando-se o primeiro país a tomar essa medida.
  • A decisão visa aumentar a segurança após preocupações sobre a operação dessas maçanetas em situações de emergência.
  • A nova política exige que todos os carros tenham mecanismos de liberação mecânica visíveis tanto internamente quanto externamente, com regras específicas.
  • A proibição será implementada a partir de 1º de janeiro de 2027, em um contexto de queda nas vendas da Tesla e concorrência crescente na China.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Maçanetas ocultas são uma característica dos veículos da Tesla Mike Blake/Reuters via CNN Internacional

A China vai proibir maçanetas ocultas em todos os carros vendidos no país, tornando-se o primeiro país do mundo a restringir esse recurso — popularizado pela Tesla, mas que há anos levanta preocupações sobre riscos à segurança.

As maçanetas ocultas são uma característica marcante dos veículos da Tesla, e a proibição ocorre em meio à queda nas vendas globais da empresa de Elon Musk e à forte concorrência enfrentada na China, seu segundo maior mercado.


Do lado de fora, as maçanetas elétricas ficam niveladas com a lateral da porta, exigindo que o usuário pressione a peça para liberar a alavanca; por dentro, os ocupantes pressionam um botão para abrir a porta.

LEIA MAIS

Embora a Tesla seja a empresa mais conhecida por esse tipo de maçaneta, outras montadoras de veículos elétricos na China adotaram designs semelhantes, incluindo alguns modelos de gigantes como Xiaomi e Aion.


A nova política, que não cita nenhuma empresa específica, determina agora que todos os carros vendidos na China devem contar com um mecanismo de liberação mecânica tanto para as maçanetas internas quanto externas.

Em comunicado divulgado nessa segunda-feira (2), o Ministério da Indústria e da Tecnologia da Informação citou “a inconveniência na operação das maçanetas externas e sua incapacidade de abrir após um acidente, além de detalhar requisitos específicos sobre como essas maçanetas devem funcionar.


Segundo o texto, as maçanetas externas devem ter espaço suficiente para que uma mão acione o mecanismo mecânico de liberação a partir de qualquer ângulo. Já as internas devem ser “claramente visíveis a partir da posição do ocupante correspondente”.

As novas regras entram em vigor em 1º de janeiro de 2027.


A CNN procurou Xiaomi, Aion e Tesla para comentar as novas regulamentações.

Recurso sob escrutínio

Esse recurso já vinha sendo alvo de forte escrutínio, tanto na China quanto em outros países.

Em setembro do ano passado, a Tesla afirmou que estudava redesenhar a forma de abertura das portas em situações de emergência, após diversos acidentes em que passageiros teriam morrido ou ficado gravemente feridos em veículos em chamas porque os socorristas não conseguiram abrir as portas.

Outros proprietários da Tesla relataram ter precisado quebrar os próprios vidros do carro depois de prenderem seus filhos nos assentos e, em seguida, não conseguirem mais entrar no veículo, segundo uma investigação da Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos EUA.

Uma investigação da Bloomberg identificou 140 incidentes em que pessoas ficaram presas em seus Teslas devido a problemas com as maçanetas, incluindo vários casos que resultaram em ferimentos graves.

Os carros da Tesla possuem, sim, um mecanismo manual de abertura das portas no interior do veículo, para situações em que as maçanetas convencionais falham.

Problemas semelhantes também surgiram na China. A Xiaomi viu o valor de suas ações despencar no ano passado após um acidente fatal envolvendo seu sedã, que matou três pessoas em março — com a mídia local e veículos ligados ao governo relatando dificuldades para destravar a porta do carro.

Após o episódio, o governo chinês apertou as regras sobre a divulgação e os testes de sistemas de assistência ao motorista.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.