Logo R7.com
RecordPlus

Coreia do Norte não irá a Milão Cortina e fará Jogos de Inverno próprio; veja o motivo

Com a competição norte-coreana, ditadura de Kim Jong-un espera ‘elevar as habilidades nos esportes de inverno a um nível superior’

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Coreia do Norte realizará sua própria competição de esportes de inverno após não se classificar para os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina.
  • Serão aproximadamente 50 competições, incluindo hóquei no gelo, patinação artística e esqui, visando elevar as habilidades do país.
  • A última participação da Coreia do Norte nos Jogos Olímpicos foi em 2018, em PyeongChang, com 22 atletas competindo.
  • A desclassificação atual se deu após a dupla de patinação artística não conseguir vaga, terminando em 10º lugar em evento classificatório.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Conhecido por seu estilo bonachão e autoritário, o líder norte-coreano Kim Jong Un reapareceu em dezembro do ano passado para dizer que seu país desenvolveu uma bomba de hidrogênio — armamento mais potente do que a bomba atômica
Ditadura de Kim Jong-un não conseguiu classificar nenhum atleta para os jogos deste ano KCNA

A Coreia do Norte lançou uma competição própria de esportes de inverno. A iniciativa, anunciada pela mídia estatal na quinta-feira (5), vem após o país não se classificar pela segunda vez consecutiva para os Jogos Olímpicos de Inverno, que este ano serão realizados em Milão-Cortina.

Segundo a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA), serão realizadas cerca de 50 competições em hóquei no gelo, patinação artística e esqui. A emissora descreveu o evento como uma “oportunidade importante para elevar as habilidades nos esportes de inverno a um nível superior.”


O evento de abertura foi feito na quarta-feira (4) na vila esportiva da área de Paektusan, na cidade norte-coreana de Samjiyon. Já o torneio acontecerá na Vila Desportiva do Distrito de Baekdusan, situado numa colina a uma altitude de cerca de 1.600 metros.

LEIA MAIS

Coreia do Norte nos Jogos de Inverno

A Coreia do Norte não se classificou para nenhuma modalidade nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, na Itália, que começam nesta sexta-feira (6) e vão até 22 de fevereiro.


A última vez em que o país competiu foi em 2018, durante os Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang. Na ocasião, 22 atletas foram enviados para competir em cinco categorias.

Em 2021, o país não participou dos Jogos Olímpicos em Tóquio devido à pandemia de covid-19. A ausência também foi registrada nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 em Pequim, após o Comitê Olímpico Internacional suspender o Comitê Olímpico norte-coreano por sua “decisão unilateral” de não participar dos Jogos de Tóquio.


A desclassificação deste ano sucede a eliminação da dupla de patinação artística, Ryom Tae-ok e Han Geum-cheol, considerados uma promessa que poderia levar o país no esporte. Eles perderam a vaga em Milão após ficar em 10º lugar entre 11 equipes no evento classificatório.

Durante a sua história, a Coreia do Norte participou de nove edições dos Jogos Olímpicos de Inverno.


O melhor resultado do país ocorreu nos Jogos de Innsbruck de 1964, onde a patinadora de velocidade Han Phil-hwa ganhou a prata nos 3.000 metros feminino.

A segunda e última medalha do país foi um bronze concedido a patinadora de velocidade em pista curta Hwang Ok-sil nos 500 metros feminino nos Jogos de Albertville de 1992.

Nenhum atleta norte-coreano subiu ao pódio nos Jogos Olímpicos de Inverno posteriormente.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.