Por que Donald Trump tomará posse apenas no dia 20 de janeiro?
Posse presidencial dos EUA era em março, mas Grande Depressão mostrou que transição de mandatos precisava ser mais rápida
Internacional|Do R7
Ao contrário do Brasil, onde a posse dos eleitos para cargos do Executivo, incluindo o presidente, ocorre no primeiro dia do ano, nos Estados Unidos a cerimônia acontece apenas no dia 20 de janeiro.
Será o caso de Donald Trump, que assumirá o cargo de presidente dos Estados Unidos após vencer a democrata Kamala Harris, nas eleições de 5 de novembro.
Mas nem sempre foi assim. Desde a primeira posse presidencial, em 1789, até os dias atuais, o calendário da transição de governo passou por alterações até culminar na data atual.
Posse em março
A Constituição dos Estados Unidos não especificava uma data fixa para a posse presidencial. A primeira posse de George Washington ocorreu em 30 de abril de 1789, devido a atrasos na contagem dos votos eleitorais. Posteriormente, o Congresso estabeleceu 4 de março como a data oficial para o início dos mandatos presidenciais, coincidindo com o encerramento do período legislativo anterior.
A escolha de 4 de março tinha razões práticas. Nos séculos XVIII e XIX, o processo de comunicação e transporte era lento, e o intervalo entre a eleição em novembro e a posse em março permitia tempo suficiente para a contagem de votos e deslocamento dos envolvidos.
Mas a evolução tecnológica permitiu que esse período diminuísse, e um intervalo de quatro meses entre a eleição e a posse passou a ser visto como um obstáculo. Durante esse período, o governo em exercício era conhecido como “lame duck” (“pato manco”), e geralmente tinha pouca autoridade, o que podia dificultava a tomada de decisões importantes.
Foi a crise da Grande Depressão (1929-1939) que fez o Congresso aprovar uma mudança definitiva na data. Franklin D. Roosevelt foi eleito em novembro de 1932, mas só assumiu o cargo em 4 de março de 1933, o que deixou Herbert Hoover no comando em um momento de graves problemas econômicos.
A mudança para 20 de janeiro
Em março de 1933, o Congresso do país ratificou a 20ª Emenda à Constituição, que estabeleceu a data da posse presidencial para 20 de janeiro. A emenda também estipulou que o novo Congresso começaria seus trabalhos em 3 de janeiro. Essa alteração tinha como objetivo reduzir o período de transição. A primeira posse realizada sob as novas regras foi a de Franklin D. Roosevelt em 1937.
Pelo calendário eleitoral do país, a posse no dia 1º, como no Brasil, seria impossível. Isso porque o presidente só é formalmente eleito após a reunião do Colégio Eleitoral, que votam no presidente com base nos votos da população.
A lei norte-americana estabelece que a sessão conjunta do Congresso que conta os votos do Colégio Eleitoral ocorre no dia 6 de janeiro.