Logo R7.com
RecordPlus

Por que Mercúrio é o planeta mais misterioso do Sistema Solar

Astrônomos questionam como um planeta com características peculiares consegue permanecer tão perto do Sol

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Mercúrio é considerado um dos maiores enigmas do Sistema Solar devido à sua formação em uma região onde teoricamente não deveria existir.
  • O planeta tem uma massa 20 vezes menor que a da Terra, mas é o segundo mais denso do sistema, devido ao seu interior com um grande núcleo metálico.
  • A órbita de Mercúrio intriga astrônomos, uma vez que características como as suas dificultam a formação nesse local próximo ao Sol.
  • A missão BepiColombo, prevista para 2026, poderá trazer respostas sobre os mistérios deste planeta fascinante.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Temperatura em Mercúrio pode variar entre 430 °C durante a manhã e –180 °C de noite Divulgação/Nasa

Localizado em uma região onde, teoricamente, não deveria ter se formado, Mercúrio segue como um dos maiores enigmas do Sistema Solar. Uma das características que chama atenção é a massa do planeta, cerca de 20 vezes menor do que a da Terra.

Ainda assim, ele é o segundo mais denso do sistema. A explicação está em seu interior, que conta com um enorme núcleo metálico, coberto por uma fina camada de rochas. Essa estrutura foge do padrão observado em outros planetas rochosos.


LEIA MAIS

A órbita também intriga os astrônomos. Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, o que contraria os modelos atuais de formação planetária. Segundo estudos, um corpo com essas características dificilmente surgiria nesta região.

Em entrevista à BBC, Saverio Cambioni, cientista planetário do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, descreveu o planeta como “um mundo fascinante”. Para o especialista, Mercúrio é provavelmente o mais próximo que temos de um exoplaneta.


Um exoplaneta, ou planeta extrassolar, é um corpo de fora do Sistema Solar. Entretanto, uma das hipóteses mais aceitas para o enigma do surgimento do planeta é que ele tenha sido maior no passado e se formado mais distante do Sol. Dessa forma, ele teria perdido parte da camada externa ao longo do tempo, provavelmente após grandes colisões ou por efeitos da intensa radiação solar.

As temperaturas extremas também causam espanto e reforçam a peculiaridade do planeta. Durante o dia, os termômetros podem ultrapassar 430 °C. Já de noite, caem para cerca de –180 °C.


Parte dos mistérios sobre o planeta mais próximo do Sol pode ganhar respostas a partir de 2026, quando a missão BepiColombo entrar em órbita. De acordo com a BBC, a sonda será a primeira visitante do planeta em mais de uma década e colaborar para futuros estudos.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.