Logo R7.com
RecordPlus

Por que o novo celular da irmã de Kim Jong-un causa preocupação mundial

Se o aparelho foi importado da China para a Coreia do Norte, isso poderia constituir violação das sanções impostas pela ONU

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Kim Yo-jong, irmã de Kim Jong-un, foi vista com um smartphone dobrável chinês.
  • A imagem levanta preocupações sobre possíveis violações das sanções da ONU à Coreia do Norte.
  • A Resolução 2397 proíbe a venda de equipamentos eletrônicos para a Coreia do Norte para restringir programas militares.
  • A presença de dispositivos tecnológicos avançados em líderes norte-coreanos desafia a eficácia das sanções internacionais.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Kim Yo-jong (esq.), irmã do ditador norte-coreano Kim Jong-un (centro), segura o que parece ser um smartphone dobrável KCNA

Kim Yo-song, irmã do ditador norte-coreano Kim Jong-un, foi vista recentemente segurando o que parecia ser um smartphone dobrável chinês. A imagem foi suficiente para acender um alerta mundial por representar uma possível violação às sanções impostas pela ONU.

O aparelho pode simbolizar uma violação direta da Resolução 2397 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que visa restringir o acesso da Coreia do Norte a bens e tecnologias estrangeiras, especialmente aqueles que podem ser utilizados para fortalecer suas capacidades militares ou para contornar as sanções através da geração de receita em moeda estrangeira.


LEIA MAIS

A resolução proíbe especificamente o fornecimento, venda ou transferência de equipamentos eletrônicos para a Coreia do Norte, uma medida que visa cortar fontes de financiamento para seus programas de armas nucleares e mísseis balísticos.

A imagem divulgada pela Agência Central de Notícias Coreana (KCNA) capturou Kim Yo-jong com um dispositivo que sugere ser da série Magic da marca chinesa Honor, durante uma visita a um hospital regional recém-inaugurado. O aparelho é anunciado como o “smartphone dobrável mais fino do mundo”. O modelo V3 do telefone é vendido por cerca de R$ 7.500.


Detalhe do celular na mão de Kim Yo-song KCNA

Embora a Coreia do Norte afirme produzir seus próprios smartphones sob uma marca local, a presença de um aparelho potencialmente chinês com Kim Yo-jong levanta questões sobre a importação de tais tecnologias.

Em 2023, Kim Jong-un e Hyon Song-wol, um vice-diretor do partido, também foram vistos com telefones dobráveis em fotos divulgadas pela agência oficial norte-coreana, embora os fabricantes ou recursos dos dispositivos não pudessem ser identificados.


Além disso, o ditador norte-coreano já foi fotografado usando produtos da Apple, como iPads e MacBooks, em eventos de grande repercussão no país.

A visibilidade de dispositivos tecnológicos avançados, como smartphones dobráveis, nas mãos de figuras proeminentes do regime norte-coreano, não apenas reflete uma tentativa de projeção de modernidade e progresso tecnológico, mas também sublinha os desafios enfrentados pela comunidade internacional na implementação efetiva das sanções.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.