Portugal anuncia novas medidas para conter avanço da Covid-19
Serão exigidos testes em eventos públicos e máscaras em locais fechados; haverá semana de confinamento após Réveillon
Internacional|Do R7
Portugal, um dos países com maior índice de vacinação contra a Covid-19 do mundo, anunciou nesta quinta-feira (25) medidas para frear o aumento do contágio pelo coronavírus, incluindo uma semana de restrições após as festas de fim de ano.
"Estamos vivendo uma piora da situação sanitária", declarou o primeiro-ministro António Costa, durante uma coletiva após a reunião do conselho de ministros. "É o momento adequado para adotar novas medidas, porque entramos em uma fase de risco elevado."
A partir de 1º de dezembro, a recomendação do governo será que os trabalhadores voltem ao trabalho remoto, que a máscara seja novamente obrigatória em espaços fechados e que o passaporte sanitário seja exigido em restaurantes e hotéis.
Além disso, as pessoas terão de apresentar teste negativo de Covid-19 para assistir a eventos culturais ou esportivos, visitar casas de repouso para idosos ou entrar em bares e casas noturnas.
Quanto às viagens, será exigido um teste com resultado negativo de todos os passageiros de voos cujo destino seja Portugal.
Leia também
Após as festas de fim de ano, de 2 a 9 de janeiro de 2022, o trabalho remoto será obrigatório, as férias escolares serão prolongadas e os bares e casas noturnas permanecerão fechados.
Apesar de ter cerca de 87% de toda a população completamente vacinada, Portugal está experimentando um forte aumento de infecções pela Covid-19.
Nesta quinta-feira, o país registrou 3.150 novos casos nas últimas 24 horas, de acordo com o último boletim das autoridades sanitárias. Trata-se do maior aumento diário dos últimos quatro meses.