Número de casos de Covid em crianças 'está em alta' em Portugal
Massimo Percossi / EFE / EPA / Foto de arquivoA Direção Geral de Saúde (DGS) recomendou nesta terça-feira (7) a vacinação contra a Covid-19 em Portugal de todas as crianças com idade de 5 a 11 anos, com prioridade para aquelas que tenham comorbidades.
Em comunicado, o órgão informou que os menores receberão a aplicação do imunizante produzido pela Pfizer, que tem autorização da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, pela sigla em inglês).
A DGS não informou a data em que começará o processo de vacinação das crianças, mas garantiu que a comunicação será feita na sexta-feira (10). O órgão explicou que tomou a decisão "com base nos dados disponíveis", com avaliação dos riscos e benefícios, que se mostram favoráveis à imunização desse grupo etário.
A DGS confirmou que o número de casos de Covid-19 em crianças "está em alta", com a presença de sintomas leves pela maioria dos menores que passam pela infecção, inclusive aqueles com comorbidades.
De acordo com boletim apresentado nesta terça pela Direção Geral de Saúde, em Portugal 8.599.115 pessoas completaram o esquema de vacinação, e 1.602.356 de habitantes já receberam a dose de reforço.
A incidência acumulada no país é de 410 casos para cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.
Desde o início da pandemia, no território português foram notificados 1.172.420 de positivos para a infecção pelo novo coronavírus e 18.572 mortes por Covid-19.
Atualmente, em Portugal, está vigente o estado de calamidade, nível de alerta que só fica abaixo do estado de emergência e resulta em restrições de acesso a ambientes fechados e recomendação de trabalho não presencial.