Portugal vai às urnas para escolha de novo presidente neste domingo
Socialista António José Seguro lidera intenções de voto frente a candidato da direita, André Ventura
Internacional|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Portugueses vão às urnas neste domingo (8) para a escolha do novo presidente do país. A disputa ocorre em segundo turno e opõe o Partido Socialista a um candidato da extrema direita.
O candidato do campo da esquerda é António José Seguro, favorito ao cargo segundo pesquisas de intenção de voto. Ele enfrenta André Ventura, presidente do partido Chega, conhecido por posições radicais e que tem ampliado sua influência no país.
Uma eleição presidencial em segundo turno não ocorria em Portugal há 40 anos. A votação teve início às 8h02 em Lisboa (5h02 em Brasília) e será encerrada às 19h no horário local. Mais de 11 milhões de eleitores estão aptos a votar neste domingo.
Rivalidade entre candidatos
O socialista Antônio José Seguro venceu o primeiro turno com 31% dos votos, enquanto André Ventura ficou em segundo, com 23,49%. Pesquisas de opinião estimam que o candidato de esquerda segue na frente e deve vencer o pleito de 2026.
O novo presidente eleito vai substituir Marcelo Rebelo de Sousa, que está no comando do país há quase uma década. Ele é considerado um nome de centro-direita e não pôde participar por ter cumprido o limite de dois mandatos.
Responsabilidades do cargo
Pela estrutura política de Portugal, o eleito vai dividir responsabilidades de governo com o primeiro-ministro. A divisão, na prática, reparte atribuições políticas.
Decisões diárias e atribuições do governo ficam com o primeiro-ministro, enquanto o presidente representa cerimônias, pode vetar leis e convocar eleições parlamentares antecipadas, se houver algum período de crise no país.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp











