Prédios projetados por IA? Saiba como a China está usando a tecnologia na arquitetura
Edifício conhecido pelo formato de diamante, em Xangai, usou o algoritmo como ferramenta no processo de criação
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Um prédio em Xangai, na China, chama atenção pelo estilo moderno e diferenciado. Localizado às margens do rio Huangpu, o edifício em formato de diamante foi construído com ajuda da inteligência artificial.
O Centro de Convenções West Bund representa mais um dos avanços tecnológicos do país, que usou a IA para desenvolver o design do local, e serve como um espaço para eventos ligados ao tema.
LEIA MAIS
A empresa SOM (Skidmore, Owings & Merrill) utilizou a tecnologia como ferramenta no processo de criação. Segundo os responsáveis pelo projeto, a IA auxiliou na concepção de soluções que equilibrassem estética, funcionalidade e sustentabilidade, respeitando limites definidos pelos arquitetos.
“A SOM utilizou um fluxo de trabalho assistido por IA para desenvolver o design facetado do edifício. Por meio desse processo inovador, a equipe de projeto otimizou a estrutura e a forma do edifício, equilibrando as restrições do terreno, os ângulos da fachada cortina e os requisitos programáticos. O resultado é um layout compacto e vertical que maximiza a eficiência de materiais, a integridade estrutural, a sustentabilidade e a experiência do usuário”, diz o site da empresa.
Em entrevista à CNN, Scott Duncan, sócio de design da SOM, afirmou que o trabalho da IA foi de extrema importância, mas não substituí os arquitetos reais. De acordo com ele, o algoritmo ainda não sabe identificar o que de fato é bonito.
Duncan descreveu a tecnologia como uma ferramenta que ajuda a economizar tempo e aprimorar um design já criado. “Ela possui um nível de precisão que seria difícil de alcançar se estivéssemos fazendo isso manualmente”, comentou.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














