Prefeito designado por Moscou no sul da Ucrânia se fere em explosão
Político e seus seguranças foram transferidos para o hospital e têm ferimentos graves; circunstâncias da explosão não estão claras
Internacional|Do R7
O prefeito instalado por Moscou em Energodar, no sul da Ucrânia, ficou ferido neste domingo (22) em uma explosão, anunciaram um alto funcionário ucraniano e agências de notícias russas.
Andrei Chevchik foi designado prefeito de Energodar depois de as tropas russas tomarem a cidade e a usina nuclear de Zaporizhzhia, situada em seu território.
"Temos a confirmação precisa de que na explosão ficaram feridos Chevchik, o autoproclamado chefe da 'administração popular', e seus guarda-costas", anunciou no Telegram Dmytro Orlov, prefeito eleito de Energodar.
Ele acrescentou que eles foram transferidos para um hospital "com ferimentos de diversa gravidade" e que as circunstâncias da explosão não estão claras.
Informou, ainda, que não houve outros feridos na explosão.
Citando uma fonte dos serviços de emergência, a agência russa RIA Novosti destacou que Chevchik estava na unidade de terapia intensiva.
A explosão foi causada por um "aparato explosivo caseiro", segundo a agência russa TASS, citando uma fonte das forças de ordem.
Energodar, cidade de cerca de 50.000 habitantes, foi construída nos anos 1970 ao redor da usina nuclear situada ao sul do rio Dnipr, em frente à cidade de Zaporizhzhia, sob controle da Ucrânia.
A usina foi cenário de enfrentamentos nos primeiros dias do conflito, causando o temor de uma catástrofe nuclear em um país cuja história é marcada pela explosão do reator nuclear de Chernobyl, em 1986.