Premiê britânico diz que Rússia pode criar desculpa para usar armas químicas
Em entrevista, Boris Johnson afirma que o uso desse tipo de armamento é parte do método de guerra russo habitual
Internacional|Do R7
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou nesta quinta-feira (10) que teme pela possibilidade de que a Rússia fabrique uma desculpa para justificar o uso de armas químicas na Ucrânia.
"É parte de seu método habitual", disse Johson, em entrevista à emissora britânica Sky News. "Começam dizendo que seus oponentes, os americanos, armazenam armamento químico e, quando eles mesmos o utilizam, como temo que possa acontecer, eles terão uma história falsa pronta para contar", garantiu.
O primeiro-ministro citou os casos da Síria e até mesmo no Reino Unido, como o envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal, com uso do agente químico Novichok, em 2018, caso em que o Kremlin sempre negou envolvimento.
Johnson ainda afirmou que as estratégias adotadas pelo governo do presidente Vladimir Putin são "cínicas e bárbaras".
Questionado sobre os possíveis cenários que podem levar ao fim da guerra na Ucrânia, o premiê disse que "depende de Putin", por se tratar de uma decisão apenas do chefe de Estado russo.
"Ele precisa entender que cometeu um desastroso erro de cálculo e que todo mundo pode ver que as coisas não estão progredindo como ele esperava", disse Johnson. "Sua melhor aposta, na minha opinião, seria se retirar, acabar com a violência e permitir que comece uma negociação pacífica", completou.
" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/premie-britanico-diz-que-russia-pode-criar-desculpa-para-usar-armas-quimicas-06072022"]