Primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenkovic, durante coletiva
Violeta Santos Moura/Reuters - 9.12.2022O primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenkovic, acusou nesta quarta-feira (21) o presidente do país, Zoran Milanovic, de ser um aliado do líder russo, Vladimir Putin.
As declarações do premiê conservador foram feitas como resposta à decisão do presidente social-democrata de rejeitar a participação de forças croatas em uma missão da União Europeia de treinamento de militares ucranianos.
"Se está contra isso, então está ao lado de Putin", disse Plenkovic, referindo-se ao auxílio comunitário à Ucrânia. O premiê acusou Milanovic de ter provocado, com um comportamento "irresponsável e falta de seriedade", um enorme dano à Croácia.
Milanovic, que é comandante-em-chefe das Forças Armadas croatas, manifestou-se ontem de forma dura sobre o projeto da União Europeia.
"A Ucrânia não é uma aliada, e, à força, tentam torná-la. Isso é a União Europeia de hoje. Uma miséria, nula", garantiu o presidente.
Além disso, Milanovic chamou de mentiroso o chefe da diplomacia do bloco europeu, Josep Borrell, por "inventar razões" para permitir que soldados croatas façam parte da missão da União Europeia na vizinha Bósnia.