Rússia x Ucrânia

Internacional Premiê da Croácia acusa presidente do país de ser aliado de Putin

Premiê da Croácia acusa presidente do país de ser aliado de Putin

Fala de Andrej Plenkovic foi feita após Zoran Milanovic rejeitar a participação de soldados croatas em treinamento com ucranianos

Agência EFE
Primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenkovic, durante coletiva

Primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenkovic, durante coletiva

Violeta Santos Moura/Reuters - 9.12.2022

O primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenkovic, acusou nesta quarta-feira (21) o presidente do país, Zoran Milanovic, de ser um aliado do líder russo, Vladimir Putin.

As declarações do premiê conservador foram feitas como resposta à decisão do presidente social-democrata de rejeitar a participação de forças croatas em uma missão da União Europeia de treinamento de militares ucranianos.

"Se está contra isso, então está ao lado de Putin", disse Plenkovic, referindo-se ao auxílio comunitário à Ucrânia. O premiê acusou Milanovic de ter provocado, com um comportamento "irresponsável e falta de seriedade", um enorme dano à Croácia.

Milanovic, que é comandante-em-chefe das Forças Armadas croatas, manifestou-se ontem de forma dura sobre o projeto da União Europeia.

"A Ucrânia não é uma aliada, e, à força, tentam torná-la. Isso é a União Europeia de hoje. Uma miséria, nula", garantiu o presidente.

Além disso, Milanovic chamou de mentiroso o chefe da diplomacia do bloco europeu, Josep Borrell, por "inventar razões" para permitir que soldados croatas façam parte da missão da União Europeia na vizinha Bósnia.

Últimas