Logo R7.com
RecordPlus

Premiê da Dinamarca diz que teve reunião construtiva sobre a Groenlândia com Marco Rubio

Mette Frederiksen se encontrou com secretário de Estado dos EUA durante conferência na Alemanha

Internacional|Da Reuters

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, teve uma reunião construtiva com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, na Conferência de Segurança de Munique.
  • A pressão do presidente Donald Trump pela aquisição da Groenlândia gerou tensões dentro da Otan.
  • Os EUA, Dinamarca e Groenlândia iniciaram negociações para resolver a crise diplomática em janeiro.
  • O primeiro-ministro da Groenlândia destacou que se os groenlandeses precisassem escolher, optariam pela Dinamarca em vez dos EUA.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, está na Alemanha para reunião com líderes europeus Alex Brandon/Pool via Reuters - 13.02.2026

A primeira-ministra da Dinamarca afirmou nesta sexta-feira (13) que ela e seu homólogo da Groenlândia tiveram uma reunião construtiva com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, durante a Conferência de Segurança de Munique, sobre o território dinamarquês semiautônomo.

A pressão do presidente dos EUA, Donald Trump, para que os EUA adquiram a Groenlândia provocou fortes tensões nos últimos meses dentro da Otan, aliança da qual a Dinamarca e os Estados Unidos fazem parte.


Em 28 de janeiro, os EUA, a Dinamarca e a nação insular do Ártico iniciaram negociações, enquanto as partes buscam resolver a crise diplomática.

“Conversa construtiva com o secretário de Estado Marco Rubio, juntamente com Jens-Frederik Nielsen, chairman do Naalakkersuisut, na Conferência de Segurança de Munique”, disse a primeira-ministra Mette Frederiksen no X. “O trabalho continuará conforme acordado no grupo de trabalho de alto nível.”


O primeiro-ministro Nielsen disse no Instagram que os interesses da Groenlândia foram “novamente claramente destacados” na reunião. “Foi enfatizado que as negociações em andamento são o caminho certo a seguir”, disse.

Ele afirmou anteriormente que, se os groenlandeses fossem forçados a escolher entre os EUA e a Dinamarca, escolheriam a Dinamarca.


Trump tem citado preocupações de segurança nacional relacionadas à Rússia e à China em conexão com seus repetidos apelos pelo controle dos EUA sobre a Groenlândia. A Otan anunciou esta semana o lançamento de uma missão para fortalecer sua presença no Ártico como parte dos esforços para amenizar as tensões.

O presidente norte-americano disse aos repórteres na Casa Branca nesta sexta-feira: “Acho que a Groenlândia vai nos querer, mas nos damos muito bem com a Europa. Veremos como tudo vai acabar. Estamos negociando agora mesmo pela Groenlândia”.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.