Resumindo a Notícia
- Premiê da França, Jean Castex, "pediu demissão" a Macron após falha técnica
- Comunicado foi divulgado no site oficial do governo da França e ficou no ar por minutos
- A imprensa do país começou a repercutir a demissão, mas a gestão Macron corrigiu o caso
- Novo premiê, porém, deverá ser anunciado para o lugar de Castex na segunda-feira (16)
Premiê francês que se envolveu na polêmica
CHRISTOPHE PETIT TESSON/EFE/EPA - 08.05.2022O governo da França anunciou sua renúncia neste sábado (14) por engano por meio de um comunicado publicado em seu site, um equívoco que foi corrigido após alguns minutos.
"O primeiro-ministro Jean Castex apresentou a renúncia de seu governo ao presidente da República, Emmanuel Macron", dizia a mensagem, segundo vários meios de comunicação locais.
A sede do governo, no Palácio Matignon, reconheceu que a publicação da declaração se deveu a um "erro de manipulação informática que não deveria ter ocorrido", informou a emissora de rádio pública France Info.
A França aguarda de forma iminente a renúncia do governo, embora não esteja prevista até pelo menos a próxima segunda-feira (16), quando se espera que o nome do próximo primeiro-ministro seja anunciado.
O segundo mandato de Macron começou oficialmente hoje, mas a renúncia do Executivo e a formação do novo governo foram adiadas por alguns dias. Inicialmente, o adiamento se deveu à viagem prevista de Castex ao Vaticano amanhã.
No entanto, o Eliseu anunciou nesta manhã que Macron viajará para aos Emirados Árabes Unidos devido à morte do ex-presidente daquele país, Khalifa bin Zayed al Nahayn, para expressar seu apoio ao novo presidente, seu irmão Mohammed.
Como o presidente e o primeiro-ministro não podem estar no exterior ao mesmo tempo, Castex ficará na França, e o ministro do Interior, Gérald Darmanin, o substituirá na cerimônia do Vaticano.
Macron havia adiantado na última segunda-feira em Berlim, durante sua primeira viagem ao exterior após sua reeleição, em 24 de abril, que já decidiu quem será seu próximo primeiro-ministro, mas que não o anunciaria naquele momento.