Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Premiê japonês não nega que tenha indicado Trump a Nobel da Paz

Jornal do Japão noticiou que primeiro-ministro Shinzo Abe teria feito a indicação depois de receber um pedido do governo norte-americano

Internacional|Ana Luísa Vieira, do R7

Abe teria indicado Trump ao Nobel da Paz
Abe teria indicado Trump ao Nobel da Paz

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, se recusou a negar, nesta segunda-feira (19) que tenha indicado o presidente Donald Trump ao Prêmio Nobel da Paz. "Não digo que não é um fato", disse Abe em pronunciamento no Parlamento japonês. As informações são da rede de notícias americana CNN.

A declaração veio depois que o jornal Asahi — um dos cinco maiores do Japão — noticiou neste domingo (17) que Abe teria feito a indicação depois de receber um pedido do governo norte-americano. Na sexta-feira (15), Donald Trump declarara que o premiê o indicou para a honraria por abrir negociações e aliviar tensões com a Coreia do Norte.

Leia também

Abe acrescentou, em seu discurso, que vai continuar cooperando "para resolver os problemas nucleares e de mísseis da Coreia do Norte e a questão dos sequestros, que é o mais importante para o Japão".

"Quanto ao Prêmio Nobel da Paz, o Comitê do Nobel decidiu não divulgar indicadores e indicados por 50 anos. Eu gostaria de me abster de comentá-lo, com base nesse fato", declarou.

O próximo encontro entre Trump e Kim Jong-un deve ocorrer nos próximos dias 27 e 28 de fevereiro na capital do Vietã, Hanói.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.