Logo R7.com
RecordPlus

Premiê ‘pop star’ agrada Trump ao colocar Japão como contraponto à China, analisa especialista

Às vésperas de eleições antecipadas, ‘apoio total’ da Casa Branca se soma à popularidade local de Sanae Takaichi

Internacional|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, recebe apoio total de Donald Trump antes das eleições legislativas.
  • Pesquisas indicam uma provável vitória do partido de Takaichi, que busca ampliar o apoio para seus projetos defensivos.
  • Takaichi é popular entre os jovens e seus planos incluem aumento de gastos em defesa e modernização econômica.
  • Japão se destaca como um contraponto à China, atraindo o interesse dos EUA e se tornando um novo destino turístico e de investimentos.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, recebeu “apoio total” do presidente norte-americano, Donald Trump, às vésperas das eleições legislativas antecipadas no país, que acontecem neste domingo (8). O republicano disse que a japonesa já provou ser uma líder forte, poderosa e sábia.

A coalizão governista detém uma pequena maioria na Câmara Baixa e busca ampliar a base de apoio. As pesquisas preveem uma vitória esmagadora do partido de Takaichi, que precisa de mais apoio para projetos que incluem um programa de fortalecimento da defesa que pode intensificar a tensão com a China.


Líder conquista especialmente a população japonesa mais jovem Reprodução/X/@takaichi_sanae

Em entrevista ao Conexão Record News, o doutor em relações internacionais Igor Lucena reitera a previsão e pontua que, apesar de inicialmente liderar uma coalizão fraca, o plano de governo da primeira-ministra “foi extremamente bem visto pela população”. “O Sanseitō, o partido de extrema direita que era popular, está perdendo muitos votos para ela.”

A líder conta com o apoio, principalmente, da população japonesa mais jovem. Com suas propostas de mudança na constituição, aumento de gastos de defesa militar e desenvolvimento de tecnologias, Lucena aponta que o Japão se tornaria o segundo país que mais investe em defesa no mundo.


“Na prática, ela está trazendo uma agenda modernizadora e na economia ela é uma seguidora de Shinzo Abe. Ou seja, a ideia é fazer uma expansão fiscal forte. E, diferentemente de outros países do mundo, o Japão é uma moeda forte, uma moeda que é internacionalmente conversível, ou seja, ela vai utilizar a máquina pública para incentivar todos esses investimentos”, afirma.

O especialista analisa a marca de “pop star” da líder, que concentra a popularidade em sua própria figura, para além do partido que representa. “Nunca antes a gente viu uma mulher em toda a história japonesa assumindo o cargo mais poderoso e ela pode sim se tornar uma primeira-ministra longeva, com ideias do seu antigo mentor, Shinzo Abe, que foi um líder extremamente popular no Japão.”


Por fim, o especialista fala sobre a perspectiva econômica do país asiático, que começa a ter uma inflação controlada. “O Japão está se tornando até um grande novo destino turístico e destino de investimentos. Os Estados Unidos veem isso de uma maneira importante, o crescimento e a influência do Japão na Ásia e no Pacífico significa um forte contraponto à ascensão da China e isso obviamente agrada ao presidente Donald Trump”, conclui.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.