Internacional Prêmio Nobel da Paz terá cerimônia presencial este ano em Oslo

Prêmio Nobel da Paz terá cerimônia presencial este ano em Oslo

Organizado por um comitê norueguês, categoria será a única que terá evento para celebrar os vencedores do Nobel de 2021 

Reuters
Maria Ressa e Dmitry Muratov levaram o prêmio pelos trabalhos como jornalista

Maria Ressa e Dmitry Muratov levaram o prêmio pelos trabalhos como jornalista

NIKAS ELMEHED/DIVULGAÇÃO

Os ganhadores do Prêmio Nobel da Paz poderão receber as homenagens em Oslo em dezembro, informou o Comitê Norueguês do Nobel nesta segunda-feira (1º), ao contrário de Estocolmo, onde as outras cerimônias do Nobel foram canceladas por causa da pandemia pelo segundo ano consecutivo.

Os jornalistas Dmitry Muratov e Maria Ressa, que enfrentaram a fúria dos líderes da Rússia e das Filipinas para expor a corrupção e o desmando, receberam o Prêmio Nobel da Paz deste ano, em um endosso à liberdade de expressão em um momento de ataque em todo o mundo.

Apenas o Prêmio Nobel da Paz é concedido em Oslo, enquanto todos os outros em Estocolmo.

O Comitê Norueguês do Nobel disse ter decidido que a cerimônia de entrega do Nobel da Paz de 2021 será um evento presencial na prefeitura de Oslo no dia 10 de dezembro. "O Comitê está esperando que tanto Maria Ressa quanto Dmitry Muratov compareçam à cerimônia", disse a entidade em um comunicado.

A decisão contrasta com a posição da Fundação Nobel de não realizar uma cerimônia e um banquete para os laureados em Estocolmo pelo segundo ano.

No ano passado, quando o PMA (Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas) foi homenageado com o Nobel da Paz, também não houve cerimônia em Oslo devido à pandemia.

O chefe do PMA, David Beasley, comparecerá ao evento deste ano em Oslo, acrescentou o comitê.

Últimas