Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente afegão ordena retomada de operações contra o Taleban

Ashraf Ghani pediu que os insurgentes concordem com as negociações de paz. Governo e grupo extremista haviam firmado cessar-fogo temporário

Internacional|

Governo afegão anunciou fim de cessar-fogo com Taleban
Governo afegão anunciou fim de cessar-fogo com Taleban Governo afegão anunciou fim de cessar-fogo com Taleban

O presidente afegão, Ashraf Ghani, formalizou neste sábado (30) o fim do cessar-fogo de seu governo com o Taleban, mas pediu que os insurgentes concordem com as negociações de paz após uma trégua de três dias.

"Agora é a decisão do Talibã, se eles desejam continuar matando ou se unir ao processo de paz", disse Ghani em entrevista coletiva em Cabul, onde repetiu um apelo por negociações abrangentes de paz.

Ghani ordenou a suspensão das operações ofensivas por 10 dias após a trégua, entre 15 e 17 de junho, quando combatentes do Talibã desarmados se misturaram a soldados, policiais e civis nas ruas de Cabul e em outros lugares.

Leia também

O anúncio deste sábado significa que as forças de segurança afegãs, que adotaram uma postura amplamente defensiva desde o Eid, podem retomar suas operações normais contra o Taleban, assim como combatentes do Daesh (também conhecido como Estado Islâmico), com os quais não houve cessar-fogo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.