Presidente da China deseja intermediar negociações para paz na Palestina
Em um encontro com o premiê do Egito, Xi Jinping busca a união com nações árabes para costurar um acordo justo e duradouro
Internacional|Do R7
O presidente da China, Xi Jinping, disse nesta quinta-feira (19) ao primeiro-ministro do Egito, Moustafa Madbouly, que está disposto a aumentar a coordenação chinesa com as demais nações árabes para fornecer uma solução justa e duradoura para a questão palestina.
Xi recebeu Madbouly nesta quinta-feira em Pequim, onde o representante egípcio havia participado, nesta quarta (18) do 3º Fórum das Novas Rotas da Seda, a principal iniciativa multilateral da China para ampliar sua influência, mediante investimentos em infraestruturas em outros países.
O presidente chinês transmitiu ao primeiro-ministro egípcio o apreço da China pelo "importante papel desempenhado pelo Egito na desescalada" dos confrontos entre Israel e o braço armado do grupo islâmico Hamas e o apoio do país aos esforços para abrir corredores humanitários, segundo a agência de notícias oficial Xinhua.
Tal como Pequim tem feito repetidamente desde o início da escalada de violência, há quase duas semanas, Xi insistiu que a prioridade é conseguir um cessar-fogo e acabar com a guerra o mais rápido possível e que é crucial evitar que o conflito se amplie, saia do controle e cause uma “grave crise humanitária”.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Ele disse ainda que o caminho passa pela implementação da solução de “dois Estados” e pelo estabelecimento de uma entidade palestina independente que permita materializar a coexistência pacífica das duas partes.
Por sua vez, segundo o comunicado chinês, Madbouly elogiou a posição "consistente e justa" da China sobre a questão palestina e acrescentou que o Egito e os países árabes esperam que o gigante asiático assuma um papel mais significativo na resolução dessa crise.
Após avisos de Israel, moradores vão para o sul de Gaza; veja fotos