Rússia x Ucrânia

Internacional Presidente da Ucrânia decreta lei marcial e pede calma à população

Presidente da Ucrânia decreta lei marcial e pede calma à população

Volodmir Zelenski conversou com Joe Biden e diz que várias regiões da Ucrânia foram atingidas por ataques da Rússia

  • Internacional | Do R7

Tanques do Exército da Ucrânia fazem manobras na região de Donetsk

Tanques do Exército da Ucrânia fazem manobras na região de Donetsk

Reuters - 24.02.2022

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, anunciou nesta quinta-feira (24) lei marcial no país após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarar a invasão do território ucraniano. Zelenski conversou por telefone com Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, e em vídeo gravado nas redes sociais pediu calma à população ucraniana.

Lei marcial é uma norma que um governo implanta para substituir todas as leis e autoridades civis por leis militares. Essas, por sua vez, passam a ser definidas por autoridades militarizadas. A lei marcial é implantada pelo Exército em resposta aos cenários de extremo conflito e a crises civis e políticas. Ou em situações de perigo e catástrofes que desestabilizam o governo. Ela ainda pode ser acionada em casos especiais, que os militares consideram “situações de caos”.

"Hoje, o presidente Putin anunciou uma operação militar especial em Donbass", disse Zelenski. "A Rússia realizou ataques a nossa infraestrutura militar e a nossos guardas de fronteira, destacamentos de fronteira. Explosões foram ouvidas em muitas cidades da Ucrânia."

"Estamos impondo a lei marcial em todos os territórios de nossa nação. Há pouco, conversei com o presidente Biden. Os Estados Unidos já começaram a mobilizar apoio internacional. Hoje, o que você precisa é de calma. Fique em casa, se possível. Nós trabalhamos, o Exército trabalha, todo o setor de segurança da Ucrânia funciona. Eu, o Conselho de Segurança e Defesa Nacional e o Gabinete de Ministros da Ucrânia estaremos em contato constante com você", disse Zelenski.

Presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski

Presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski

Sergei Supinsky/AFP - 02.02.2022

Rússia confirma ataques

O Exército russo afirmou nesta quinta-feira (24) que está atacando instalações militares na Ucrânia com "armas de alta precisão", após o início de uma ofensiva militar contra aquele país, disseram agências de notícias russas.

"Infraestrutura militar, instalações de defesa aérea, aeródromos militares e a aviação das Forças Armadas ucranianas estão sendo neutralizadas com armas de alta precisão", declarou o Ministério da Defesa russo.

Últimas