Presidente da Ucrânia não descarta possibilidade de guerra com Rússia
Volodymyr Zelensky afirmou que pretende conversar em breve com Vladimir Putin sobre os confrontos no leste ucraniano
Internacional|Do R7
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, não descartou nesta sexta-feira (10) a possibilidade de o conflito atual entre Kiev e Moscou se tornar uma guerra de grande escala entre Rússia e Ucrânia.
"Suponho que sim", respondeu o mandatário ucraniano a uma pergunta sobre o assunto no fórum YES Brainstormin 2021, celebrado em Kiev. Zelensky disse que uma guerra em grande escala com a Rússia "seria o pior que poderia acontecer", mas que, "infelizmente, é uma possibilidade".
"Acredito que este seria o maior erro da Rússia", comentou. O governante deixou claro que gostaria de se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin, dentro do novo encontro do quarteto da Normandia para debater sobre o leste ucraniano.
Segundo Zelensky, se este encontro acontecer, será mais "substancial" do que a reunião anterior do quarteto, em dezembro de 2019.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, lamentou nesta sexta-feira as palabras de Zelensky sobre uma possível guerra entre os países e disse que preferia não comentar cenários "apocalípticos".
Leia também: Entenda o motivo da tensão na fronteira da Rússia com a Ucrânia
O quarteto da Normandia é formado por Rússia, Ucrânia, França e Alemanha, e o Grupo de Contato por Ucrânia, Rússia e a OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa).
O conflito no Donbass entre o Exército ucraniano e milícias pró-Rússia começou em 2014 e, desde então, já causou mais de 14 mil mortes.