Presidente das Filipinas beija mulher na televisão e gera polêmica
Ativista dos direitos da mulher chamou ato de Duterte como 'doente' e afirmou que líder filipino enxerga as mulheres como 'objetos'
Internacional|Carolina Vilela* do R7, com Reuters
O presidente filipino Rodrigo Duterte realizou uma cúpula com o colega sul-coreano Moon Jae-in na segunda-feira (4) em Seul, na Coreia do Sul, para discutir maneiras de melhorar os laços diplomáticos e aumentar a cooperação econômica entre os países.
No encontro, Duterte gerou polêmica ao beijar uma trabalhadora das Filipinas que mora na Coreia do Sul durante exibição ao vivo na televisão. A atitude foi alvo de controvérsia entre filipinos mundo afora.
Para Raymond Pascual, que é um trabalhador filipino no exterior, a reação das pessoas foi exagerada — ele afirmou que a demonstração foi apenas um "beijo simples". Já Joms Salvador, ativista dos direitos das mulheres das Filipinas, disse que o beijo de Duterte foi "doente" e que só comprova que o presidente vê as mulheres como objetos de entretenimento.
Duterte, de 73 anos, que já foi acusado de misógino e de fazer comentários depreciativos sobre as mulheres, descreveu o beijo como apenas um "truque" para entreter os partidários do evento de boas-vindas em Seul.
*Estagiária do R7 sob supervisão de Ana Luísa Vieira