Presidente do México quer cancelar compra de helicópteros dos EUA
Medida é parte de plano de contenção de gastos. Autoridades pagariam 26 bilhões de pesos por aeronaves, que seriam destinadas à Marinha mexicana
Internacional|Ana Luísa Vieira, do R7, com Reuters

O presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou nesta quarta-feira (11) que pretende cancelar, como parte de um plano de contenção de gastos, compras já planejadas pelo governo de oito helicópteros militares dos Estados Unidos. As informações são da agência de notícias Reuters.
López Obrador, que venceu as eleições presidenciais no último mês com propostas de combate à corrupção e diminuição dos gastos públicos, informou que as autoridades planejam pagar 26 bilhões de pesos (aproximadamente 5,27 bilhões de reais) pelos helicópteros, que seriam destinados à Marinha mexicana.
"Esta compra será cancelada porque não podemos arcar com esse gasto", disse López Obrador a repórteres após reunião com legisladores de seu partido, o Morena (Movimento de Regeneração Nacional). Ele deve assumir a presidência em 1º de dezembro de 2018.
Leia também
Em abril, o governo dos Estados Unidos anunciou que o México havia solicitado a compra de oito helicópteros multifuncionais bimotores SH-60 Seahawk e completou que a aquisição ajudaria os mexicanos a combater organizações criminosas.
Cartéis e narcotraficantes vêm desviando cada vez mais cargas de cocaína da América do Sul por rotas marítimas para o México, de acordo com autoridades mexicanas e norte-americanas.
López Obrador já anunciou intenções de mudar drasticamente estratégia do México na batalhacontra os traficantes, sugerindo acordos de paz e cessar-fogo e uma anistia para algumas das pessoas atualmente visadas pelas forças de segurança.









