Presidente do Sri Lanka deixa país em avião militar após protestos
Líder, sua esposa e um guarda-costas saíram do território a bordo de um Antonov-32; novas eleições ocorrem no próximo dia 20
Internacional|Do R7, com informações da AFP
O presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, deixou seu país na quarta-feira (13), em horário local, em um avião militar com destino às Maldivas, após protestos generalizados contra ele, segundo relatos de autoridades locais.
O líder, de 73 anos, sua esposa e um guarda-costas deixaram o país a bordo de um Antonov-32, que decolou do principal aeroporto internacional, disseram autoridades da imigração à AFP.
"Seus passaportes foram carimbados, e eles embarcaram no voo especial da Força Aérea", disse um funcionário da imigração.
Não houve confirmação imediata de que Rajapaksa havia chegado às Maldivas, um arquipélago a sudeste do Sri Lanka, no Oceano Índico.
O avião ficou mais de uma hora na pista sem poder decolar após uma confusão sobre a permissão para pousar nas Maldivas, segundo autoridades do aeroporto.
"Houve alguns momentos de ansiedade, mas no fim tudo deu certo", disse um agente sob condição de anonimato.
"O avião deve pousar no aeroporto internacional de Malé", acrescentou.
Leia também
No último sábado (9), o movimento de protesto, decorrente da crise econômica enfrentada pelo Sri Lanka há meses, teve seu ponto máximo com a invasão da residência oficial e a promessa de renúncia de Rajapaksa na quarta-feira (12) com a abertura de um caminho para uma "transição pacífica".
O Parlamento do Sri Lanka vai eleger um novo presidente no dia 20 de julho para liderar o país de forma interina após a saída do chefe do Executivo do país.