Presidente sul-coreano chega a Pyongyang e ganha abraço de Kim
A recepção contou com uma multidão de norte-coreanos que traziam flores e a bandeiras. Os líderes devem discutir a desnuclearização do Norte
Internacional|Marco de Castro, do R7
O líder norte-coreano Kim Jong-un recebeu o presidente sul-coreano Moon Jae-in, que chegou a Pyongyang nesta terça-feira (18) para o terceiro encontro entre os dois neste ano como esforço para estabelecer a paz na Península Coreana.
Os dois líderes sorriram e se abraçaram assim que Moon desembarcou de seu avião no Aeroporto Internacional de Sunan. A recepção ainda contou com uma multidão de norte-coreanos que traziam flores e a bandeiras do país _alguumas simbolizando a Península Coreana unificada, informa o site da rede de TV CNN.
É a primeira vez que Kim recebe visitantes no aeroporto desde que assumiu o poder no país em 2011, de acordo com fontes oficiais da Coreia do Norte. Mais tarde, os dois deram uma volta em um carro sem capota pelas ruas de Pyongyang, acenando para milhares de pessoas que assistiam à passagem dos líderes.
A histórica viagem de três dias marca a primeira vez desde 2007 que um presidente sul-coreano viaja para a Coreia do Norte. Durante sua estadia, os dois líderes devem discutir assuntos como cooperação econômica, o programa de armas nucleares norte-coreano e o encerramento formal da Guerra da Coreia.
O site do jornal britânico _The Guardian_ destaque que Moon também espera mediar o impasse entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte sobre o fim do programa nuclear norte-coreano. Antes de viajar, Moon declarou que ele tentaria alcançar "paz irreversível, permanente" e que tentaria conseguir um diálogo melhor entre Pyongyang e Washington durante uma conversa de "coração para coração" com Kim.