Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Presos debaixo da terra: lembre casos de resgates subterrâneos

Quem não se lembra dos 33 mineiros chilenos que ficaram presos por mais de 70 dias sem ver a luz do dia? Veja outros salvamentos

Internacional|Beatriz Sanz, do R7


Água está sendo bombeada para salvar os meninos
Água está sendo bombeada para salvar os meninos

O resgate dos 12 meninos e do técnico de futebol que estão presos em uma caverna na Tailândia pode demorar até quatro meses, segundo especialistas.

O caso pode se tornar um dos mais complicados de resgates subterrâneos de todos os tempos.

Mas o mundo, que agora acompanha atento a situação dos jovens tailandeses, já parou outras vezes para acompanhar o salvamento de outras pessoas presas embaixo da terra, tão emocionantes quanto este. Relembre alguns casos.

Gramat, França (1999)


Dez espeleólogos (especialistas em caverna) ficaram presos por dez dias em Gramat, na França. Apesar de serem especialistas, os dez homens foram surpreendidos por uma tempestade que causou inundação da caverna.

Para a operação de resgate foi necessário perfurar as rochas e utilizar um rio subterrâneo para chegar até os desaparecidos.


Eles possuíam gás, comida e água que estava sendo racionada e apresentavam boa saúde.

Kamtchatka, Rússia (2005)


Nesta ocasião, o resgate foi embaixo do mar aberto. Sete marinheiros russos ficaram presos dentro de um minissubmarino por três dias na península de Kamtchatka, no extremo leste do país.

No resgate foram utilizados robôs da marinha britânica, de modelo Scorpi-45. Vadimir Putin, que já era presidente do país, comprou diversas unidades do robô.

Copiapo, Chile (2010)

O resgate mais importante desta década aconteceu em Copiapo, no Chile. 33 homens ficaram presos depois de um desabamento na mina onde trabalhavam, no dia 5 de agosto.

A missão de salvamento começou imediatamente, mas a certeza de que eles estavam vivos só veio 17 dias depois.

Para retirá-los de uma profundidade de 600 metros a equipe precisou escavar um poço. Foram necessários mais de 70 dias no total.

Nesse período, os homens sobreviveram comendo atum.

A história do salvamento foi transformada em filme em 2015.

Ica, Peru (2012)

Em outro escape envolvendo mineiros, nove trabalhadores ficaram presos após um deslizamento de terra em ma nina, em abril de 2012.

Os homens estavam há cerca de 250 metros abaixo do solo, mas a operação corria risco por conta de outros deslizamentos que poderiam atrapalhar o trabalho.

Eles foram salvos após uma semana na mais completa escuridão, desfrutando de ótima saúde pois praticavam exercícios físicos para passar o tempo.

Untersberg, Alemanha (2014)

O resgate do alemão Johann Westhauser, 52 anos, envolveu mais de 700 pessoas. Tudo isso, porque o homem foi acertado por uma pedra na cabeça, enquanto investigava uma caverna, junto com mais dois amigos.

Um foi pedir socorro e o outro continuou ao lado do amigo machucado. A missão de salvamento demorou 11 dias, pois eles estavam há cerca de mil metros de profundidade e Westhauser não conseguia se mover por conta do ferimento. Ele precisou ser retirado com um guincho.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.