Presos na fronteira: como será o resgate dos brasileiros que tentam escapar da Faixa de Gaza
Pelo menos 28 cidadãos estão há dias na cidade de Rafá aguardando a abertura da fronteira para serem trazidos ao Brasil
Internacional|Do R7
Pelo menos 28 brasileiros vivem um drama para deixar em segurança a Faixa de Gaza, região que vem sendo atacada desde que Israel declarou guerra contra o grupo terrorista Hamas, em 7 de outubro.
O grupo conseguiu chegar ao sul da região e está concentrado entre as cidades de Rafá e Khan Younis, perto do Egito, mas deparou com a fronteira fechada. Junto com eles, o governo tenta resgatar mais seis palestinos que têm residência no Brasil, mas ainda não conseguiu embarcá-los.
Hasan Rabee está na lista de resgate do governo brasileiro e conta que a situação é dramática. Em um vídeo nas redes sociais, ele relatou que saiu para procurar pão — alimento cada vez mais raro em Gaza — e tentar carregar o celular quando deparou com uma explosão.
"Saí para recarregar o celular, pegar água e pão, mas não consegui pão ainda. Há bastante gente ferida, o resgate ainda não está funcionando, os hospitais colapsaram, pessoas feridas estão correndo na rua. Infelizmente, está muito difícil. Cai bomba de todos os lados", contou.
Passagem de Rafá
A fuga de Gaza deveria ter acontecido nesta segunda (16), mas o confronto entre israelenses e terroristas fez com que a região fosse bombardeada novamente. Sempre que isso acontece, o Egito alega questões de segurança para manter a passagem fechada.
Quando a passagem de Rafá for aberta — a previsão é que isso aconteça nos próximos dias —, os cerca de 30 brasileiros terão um curto espaço de tempo para cruzar a fronteira. Ao mesmo tempo, um avião da FAB estacionado no aeroporto de Roma deverá se deslocar até o Egito para fazer o resgate.