Primeira fase do acordo pela paz na Faixa de Gaza pode ser finalizada ainda nesta semana, diz EUA
Governo norte-americano afirma que acordo está ‘90% finalizado’; Israel e terroristas do Hamas se reúnem no Egito
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O governo norte-americano diz que o acordo pela paz na Faixa de Gaza está 90% concluído. Segundo Donald Trump, a primeira fase pode ser finalizada ainda nesta semana.
Representantes de Israel e do grupo terrorista Hamas estão reunidos no Egito, em negociações mediadas pelo próprio Egito e pelos Estados Unidos.
Trump cobrou agilidade por parte dos terroristas e disse que não vai tolerar demora. Segundo o presidente norte-americano, os reféns devem ser libertados em breve. A libertação é parte do plano elaborado por Trump, que também prevê um acordo pelo futuro político de Gaza.
Leia mais
A estratégia utilizada por Trump para resolver o conflito em Gaza é semelhante à utilizada na mediação do conflito na Ucrânia. É o que afirma Giovana Branco, doutoranda de ciência política pela USP, em entrevista ao Conexão Record News desta segunda-feira (6).
“[A estratégia é] pressionar os atores ao máximo e permitir que eles negociem, porém, com muita pressa, sem necessariamente manter nos acordos de negociação os pontos de todos os lados”, explica Giovana.
A postura do governo norte-americano volta a colocar o país como principal ator no Oriente Médio, aproximando a possibilidade de um acordo pelo fim do conflito.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
