Primeira-ministra britânica descarta novo referendo sobre Brexit
Theresa May afirmou que esboço de acordo sobre saída da União Europeia responde ao resultado da votação de 2016
Internacional|Cristina Charão, do R7, com Reuters
A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse nesta terça-feira (14) que seu esboço de acordo para o Brexit responde ao resultado da votação de 2016 para deixar a União Europeia e que seu governo nunca realizará um segundo referendo sobre o assunto.
"Nós não vamos repetir o referendo, não iremos renegar a decisão do povo britânico", disse.
"Nós iremos concretizar o Brexit e o Reino Unido deixará a União Europeia no dia 29 de março de 2019".
Leia também
As declarações foram feitas durante sessão no Parlamento para discutir o esboço de acordo, finalizado na terça-feira (13) entre os negociadores técnicos do Reino Unido e da União Europeia.
O acordo prevê as novas condições da relação entre os países do Reino Unido e o bloco econômico europeu. As questões mais sensíveis são a fronteira entre a Irlanda, país que faz parte do território britânico, e a Irlanda do Norte, independente e membro da UE.
Há indícios que o governo irlandês não esteja satisfeito com o acordo. A Escócia também já deu indicações que não concorda com o atual esboço de acordo, informa o serviço de notícias BBC News.
Gabinete precisa aprovar acordo
Ministros de seu gabinete irão avaliar, nesta quarta-feira, o esboço do acordo de separação do país do restante da União Europeia, que oponentes dizem que pode colocar em risco o próprio governo e ameaçar a unidade do Reino Unido.
À medida que a União Europeia se prepara para o maior divórcio de sua história, a líder britânica precisa conseguir que o acordo seja aprovado pelo Parlamento antes da data de saída do bloco, no dia 29 de março de 2019.