Primeira-ministra da Nova Zelândia anuncia que está grávida
Ela havia se recusado a responder sobre maternidade ao assumir cargo, afirmando que nenhuma mulher poder ser questionada sobre suas escolhas
Internacional|Beatriz Sanz, do R7, com agências internacionais
Jacinda Ardern, a primeira-ministra da Nova Zelândia anunciou nesta sexta-feira (19), a sua primeira gravidez.
Ardern destacou que ela não é "a primeira mulher a realizar múltiplas tarefas". "Não sou a primeira mulher a trabalhar e ter um bebê", disse a primeira-ministra.
Quando seu nome foi indicado para o cargo no ano passado, a então líder do Partido Trabalhista foi constantemente questionada pelo fato de ainda não ter filhos e também se uma possível gravidez não atrapalharia a sua gestão.
“É totalmente inaceitável que em 2017 dizer para as mulheres que elas têm que responder a essa pergunta em seu lugar de trabalho. A decisão de uma mulher sobre quando quer ter filhos não deveria determinar se um trabalho é oferecido para ela ou não”, disse Ardern à época.
Durante a entrevista na qual realizou o anúncio, a primeira-ministra afirmou aos jornalistas que a gravidez foi totalmente inesperada e que seu bebê deverá nascer em junho. Não revelou, no entanto, se espera uma menina ou um menino.
Ardern tem 37 anos e é membro do Parlamento neozelandês desde 2008. Já foi líder da oposição antes de ser eleita líder do Partido Trabalhista em 2017 e assumir o cargo de primeira-ministra em 26 de outubro passado.
Ela contou ao jornal New Zeland Herald que só irá tirar seis semanas de licença maternidade, ao invés das 18 concedidas no país. Durante este período, quem deve assumir a liderança do país é seu vice-primeiro-ministro Winston Peters.
Em uma publicação nas redes sociais, ela deixou claro que será seu marido quem “ficará em casa como pai”, o apresentador de TV local Clarke Gayford.