Primeira refugiada afegã na A. Latina desembarca no Chile
Professora de 33 anos vai viver em Santiago com a irmã, estudante de Medicina na Universidade do Chile
Internacional|Do R7
A primeira refugiada afegã a ser recebida na América Latina desembarcou na manhã desta sexta-feira (10) em Santiago, capital do Chile. A professora Zainad Momeny, de 33 anos, deixou o Afeganistão após a retomada de poder do talibã, e vai viver no país latino com a irmã, que estuda Medicina na Universidade do Chile.
Momeny deixou o Afeganistão no dia 18 de agosto, quando seguiu para Quetta, uma cidade no Paquistão. De lá, entrou em contato com a embaixada do Chile para conseguir entrar no país, que segue com as fronteiras fechadas para turistas e visitantes, e para conseguir deixar o Paquistão de forma segura.
Na última terça-feira (8), ela partiu do Paquistão para Dubai, onde embarcou em um voo para Paris e, enfim, viajou ao Chile.
Pelo Twitter, o perfil oficial do Aeroporto Internacional Arturo Meniro Benítez, em Santigo, anunciou a chegada de Momeny.
"Desejamos a Zainab Momeny e sua irmã, que a recebeu em nosso país, uma próspera e feliz vida em nossas terras", diz a postagem.
A Chancelaria do Chile também usou o Twitter para anunciar a chegada da professora.
O talibã liberou na quinta-feira (9) que 200 estrangeiros em Cabul possam deixar o país. O aeroporto da capital afegã retomou os voos durante o dia, depois de ficar fora de operação com a saída dos militares dos Estados Unidos em agosto.