Primeiro-ministro de Portugal é alvo de operação de busca e apreensão
António Costa é investigado por irregularidades na concessão da exploração de lítio e na produção de energia por hidrogênio
Internacional|Do R7
O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, foi alvo de uma operação de busca e apreensão nesta terça-feira (7). Ele está sendo investigado por suspeita de irregularidades na concessão da exploração de lítio e na produção de energia elétrica a partir de hidrogênio. As informações foram publicadas pelo jornal português Público.
O chefe de gabinete do primeiro-ministro, Vítor Escária, um consultor de Costa, Diogo Lacerda Machado, e o prefeito da cidade de Sines, Nuno Mascarenhas, foram presos hoje. Duas pessoas ligadas ao político também teriam sido detidas.
Costa é alvo de uma investigação do Ministério Público de Portugal em um inquérito instaurado no Supremo Tribunal de Justiça. Ele pode ser indiciado por corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e prevaricação.
A residência oficial e mais de 40 locais foram inspecionados pela polícia portuguesa. Segundo a imprensa de Portugal, pela primeira vez foram realizadas buscas na residência oficial do primeiro-ministro do país.
As operações de busca e apreensão também se estenderam às casas dos ministros do Ambiente, Duarte Cordeiro, e da Infraestrutura, João Galamba, bem como do ex-ministro do Ambiente João Pedro Matos Fernandes.
O primeiro-ministro cancelou a sua agenda na cidade do Porto, onde faria a abertura de um evento.