Primeiro robô humanoide russo cai no palco em sua estreia; assista
Empresa afirmou que a queda foi causada por ‘problemas de calibração’ e que a máquina ainda estava em período de testes
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O primeiro robô humanoide com tecnologia russa foi apresentado na última segunda-feira (10) em Moscou e deu vexame. Chamado de AIdol, o robô foi anunciado como um exemplo do avanço da robótica do país, incluindo o emprego de inteligência artificial. Mas quando subiu ao palco do Centro de Convenções Yarovit, AIdol cambaleou, perdeu o equilíbrio e caiu em poucos segundos.
Dois funcionários que acompanhavam o robô correram para socorrer a máquina e a arrastaram para fora do palco, enquanto uma terceira pessoa cobria o cenário com um pano preto.
A startup russa Idol descreveu sua criação como um robô capaz de se mover, manipular objetos e interagir como um humano. Afirmou também que AIdol seria capaz de piscar o olho graças à inteligência artificial incorporada.
Vladimir Vitukhin, CEO da empresa, afirmou que AIdol é composto por 77% de componentes fabricados na Rússia, proporção que a empresa pretende aumentar para 93% no futuro.
LEIA MAIS
O empresário minimizou a apresentação desastrada de seu robô. “Isto é aprendizagem em tempo real, quando um erro bom se transforma em conhecimento e um erro mau se transforma em experiência”, afirmou.
A queda teria ocorrido devido a problemas de calibração, e a empresa disse que o incidente ocorreu durante a fase de testes do robô.
Na Ucrânia, o incidente virou motivo de piada. O canal Nevzorov aproveitou o tropeço para associar a imagem do robô à do presidente russo Vladimir Putin. “O primeiro robô russo – com a maneira de andar e a expressão facial de Putin – foi apresentado pomposamente ao público e imediatamente caiu de cara no chão”, afirmou, segundo o jornal britânico Mirror.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
