Principal general militar chinês é investigado por suspeitas de graves violações disciplinares e legais
Zhang Youxia é a mais recente figura a cair em uma longa expulsão de oficiais militares na China
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O principal general militar chinês está sendo investigado por suspeitas de graves violações disciplinares e da lei, informou o Ministério da Defesa da China neste sábado (24).
Zhang Youxia, o mais antigo dos dois vice-presidentes da poderosa Comissão Militar Central, é a mais recente figura a cair em uma longa expulsão de oficiais militares.
Analistas acreditam que os expurgos visam tanto reformar as forças armadas quanto garantir a lealdade ao líder chinês Xi Jinping, que também preside a comissão militar. Eles fazem parte de uma campanha anticorrupção mais ampla que já puniu mais de 200 mil funcionários desde que Xi chegou ao poder em 2012.
leia mais
Outro membro da comissão, Liu Zhenli, também foi investigado pelo Partido Comunista da China, segundo um comunicado do Ministério da Defesa. Liu é chefe do Estado-Maior do Departamento Conjunto da comissão. A comissão é o principal órgão militar da China.
A declaração não forneceu detalhes sobre a suposta irregularidade.
Zhang, de 75 anos, ingressou no Exército de Libertação Popular em 1968 e é general das forças terrestres. O Partido Comunista expulsou o outro vice-presidente da comissão, He Weidong, em outubro de 2025 e o substituiu pelo membro da comissão Zhang Shengmin.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp












