Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Príncipe William diz que BBC errou com a princesa Diana em entrevista

Após revelação de que jornalista mentiu para gravar entrevista com sua mãe em 1995, príncipe relembra 'medo e paranoia'

Internacional|Do R7, com Reuters

Príncipe William fez um pronunciamento sobre o relatório publicado nesta quinta-feira
Príncipe William fez um pronunciamento sobre o relatório publicado nesta quinta-feira Príncipe William fez um pronunciamento sobre o relatório publicado nesta quinta-feira

O príncipe William acusou a rede britânica BBC de errar com sua mãe, a princesa Diana, e sabotar o casamento dela com o príncipe Charles, depois que um inquérito confirmou que um jornalista da emissora usou de má fé para conseguir uma entrevista bombástica com ela em 1995.

Leia também: Entenda as polêmicas envolvendo o príncipe Harry e a família real

A inesperada crítica de William à rede pública de televisão foi feita após a divulgação de um relatório nesta quinta-feira (20) que mostrou que o jornalista Martin Bashir, da BBC, enganou o irmão de Diana para conseguir uma entrevista, e que a emissora encobriu o fato.

Entrevista bombástica

Durante a conversa, exibida no programa "Panorama" e assistida por mais de 20 milhões de telespectadores no Reino Unido, Diana chocou o país ao admitir que teve um caso extra-conjugal e contar detalhes íntimos de seu casamento com o herdeiro do trono e pai de William, o príncipe Charles.

Publicidade

Sua observação de que "éramos três neste casamento, então ficou um pouco lotado" — uma referência a Charles ter retomado seu relacionamento com Camilla Parker Bowles, agora sua segunda esposa — foi particularmente prejudicial para os Windsors.

Diana morreu em um acidente de carro em Paris, em 1997, aos 36 anos.

Publicidade

"Na minha visão, a maneira enganosa como a entrevista foi obtida influenciou substancialmente o que a minha mãe disse. A entrevista foi contribuiu imensamente para piorar a relação dos meus pais e feriu incontáveis outras pessoas", disse William, 38, em um pronunciamento.

Segundo o relatório, Bashir, à época um repórter pouco conhecido, mostrou extratos bancários falsos a Charles Spencer, irmão da princesa, para induzi-lo a arranjar uma reunião com Diana.

Publicidade

Spencer disse que Bashir alegou que Diana estava sendo grampeada pelos serviços de segurança e que dois auxiliares sêniores estavam sendo pagos para fornecer informações sobre ela.

"Me traz uma tristeza indescritível saber que as falhas da BBC contribuíram significativamente para o medo, a paranoia e o isolamento que lembro daqueles últimos anos com ela", criticou William.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.