Protocolo: Beijo de casamento pode ser o último entre Harry e Meghan
Regras de comportamento da família real podem ser muito restritivas, basta comparar a relação de William e Kate com o de Harry e Meghan
Internacional|Carolina Vilela, do R7*
Com a aproximação do casamento real do príncipe Harry e sua noiva, Meghan Markle, tem sido cada vez mais frequente o registro de demonstrações de carinho entre os dois. Mas se o protocolo real britânico for seguido à risca, o último beijo do casal príncipe Harry e Meghan Markle em público será dado no final da cerimônia de seu casamento no dia 19 de maio.
O motivo disso são as regras restritas de comportamento impostas aos membros da família real britânica.
Os protocolos de como a rainha Elizabeth e seus descendentes devem se comportar em público explicam, por exemplo, porque, em seis anos de casados, são raros os momentos em que o príncipe William e a Duquesa de Cambrigde, Kate Middleton, foram fotografados demonstrando afeto publicamente.
Leia também
Ambos os príncipes deveriam seguir as mesmas regras e protocolos, mas existem alguns motivos do porquê isso ainda não acontece com Meghan e Harry:
Meghan Markle ainda não é membro da família real
O relacionamento de Harry e Meghan é considerado recente. O príncipe confirmou o namoro com a atriz em 2016 e anunciaram o noivado um ano depois.
Enquanto o tão aguardado casamento real não acontece, Meghan Markle ainda não é um membro da família real, então as regras do protocolo da família não se aplicam a ela, ao contrário de Kate Middleton, que após se casar se tornou oficialmente a Duquesa de Cambrigde.
Harry provavelmente não assumirá o trono real
O príncipe Harry perdeu quinta posição para o príncipe Louis, filho recém-nascido de Kate e William e, atualmente, é o sexto na linha de sucessão do trono.
Por ser o último, suas posições publicamente não têm peso como as do seu irmão mais velho, que é o segundo na linha de sucessão da coroa britânica.
Harry não estava em serviço
Nas fotos publicadas onde o príncipe Harry e Meghan aparecem de mãos dadas ou demonstrando qualquer afeto em público, Harry não estava em serviços pela coroa real.
O protocolo real propõe que afetos em público são vistos como inadequados apenas quando os membros da família estiverem em “serviço”. Fora disso, não existe nenhuma regra que imponha como devem se comportar em seus momentos de lazer.
*Estagiária do R7 sob supervisão de Cristina Charão