Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Província de Buenos Aires vacina um milhão de pessoas contra covid

No total, a Argentina aplicou mais de 3,1 milhões de doses de imunizantes em sua população

Internacional|Do R7

Província de Buenos Aires, na Argentina, festeja marca de um milhão de vacinados
Província de Buenos Aires, na Argentina, festeja marca de um milhão de vacinados Província de Buenos Aires, na Argentina, festeja marca de um milhão de vacinados

A província de Buenos Aires, a mais populosa da Argentina, festejou nesta segunda-feira (22) a marca de um milhão de vacinados contra a covid-19, façanha que, na opinião do presidente, Alberto Fernández, indica que o país está no "caminho correto.

Em ato celebrado na Universidade Nacional de Lanús, o mandatário admitiu que "será prorrogado em um mês" o prazo para vacinar as pessoas de maior risco, data inicialmente marcada para 31 de março, porque "o mundo tem uma carência de vacinas e uma demanda infinita".

"Acredito que se conseguirmos concretizar os últimos acordos que temos feito, e somos muito cautelosos no anúncio, de modo a não gerar falsas expectativas, atingiremos o nosso objetivo de vacinar as pessoas com mais risco antes do final de abril", disse Fernández.

De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde argentino, o país já administrou um total de 3.142.444 doses da vacina contra o coronavírus, campanha que até agora inclui o imunizante russo Sputnik V, o da chinesa Sinopharm e o indiano CoviShield, fabricado com tecnologia de Oxford-AstraZeneca.

Publicidade

A província de Buenos Aires foi a que aplicou mais doses (1.242.893) até agora, seguida pela cidade de Buenos Aires (324.650) e pela província de Córdoba (256.505).

Ao todo, 2.535.054 pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina (5,5% da população argentina) e 607.390 receberam duas (1,3%).

Publicidade

Alberto Fernández disse que a primeira dose da vacina confere "uma quantidade muito importante de imunidade" àqueles que a recebem, "na maioria dos casos, 80% da imunidade total".

"Essas primeiras doses começam a gerar anticorpos entre o 15º e o 20º dia. Não devemos pensar que se sai daqui com imunidade total. É preciso continuar se cuidando, se preservando, se protegendo", enfatizou.

Publicidade

O governador da província de Buenos Aires, Axel Kicillof, descreveu como "imenso" o esforço da campanha de vacinação em Buenos Aires, região que conta com 617 pontos de vacinação simultânea e mais de 20 mil pessoas envolvidas na operação.

A Argentina acumula 2.245.771 casos de covid-19 e 54.545 mortes por complicações da doença desde o início da pandemia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.