Provocação? Em jantar oficial, Vladimir Putin oferece a Xi Jinping prato típico da Ucrânia
A sopa borsch foi considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco em 2022 após uma intensa campanha ucraniana
Internacional|Do R7
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ofereceu nesta terça-feira (21) ao presidente da China, Xi Jinping, após o segundo dia de negociações entre ambos em Moscou, um jantar de Estado que tinha no cardápio o borsch, uma sopa cuja origem é atribuída à Ucrânia mas que também é muito tradicional entre os russos.
Em julho do ano passado, a Unesco decidiu proteger o borsch ao inscrevê-lo com caráter de urgência como Patrimônio Cultural Imaterial, após uma intensa campanha ucraniana.
Dessa vez, em meio às discussões sobre o plano de paz que Xi apresentou a Putin para acabar com a guerra na Ucrânia, o Kremlin não hesitou em apresentar a sopa como russa ao líder chinês.
O jantar realizado no Palácio das Facetas contou com croquetes de caranguejo kamchatka com azeite de trufas como entrada. Xi também pôde apreciar pratos como uma salada com truta de Carélia e pepinos frescos, alabote de Murmansk com legumes, bife com purê de chutney defumado e musse de framboesa, de acordo com a agência de notícias oficial russa TASS.
O pianista Denis Matsuev interpretou obras do famoso compositor russo Sergei Rachmaninoff.