Logo R7.com
RecordPlus

Publicações sobre armas e saúde mental: o que está por trás do ataque em escola no Canadá?

Suspeita possuía armas de fogo não registradas em sua residência

Internacional|Lex Harvey, Sandi Sidhu e Chris Lau, da CNN Internacional

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Jesse Van Rootselaar, de 18 anos, é identificada como a atiradora que matou sua mãe, meio-irmão e quatro alunos em Tumbler Ridge, Canadá.
  • A suspeita tinha um histórico de saúde mental e interesse por armas, conforme evidências em suas redes sociais e canal no YouTube.
  • A polícia recuperou armas não registradas em nome de Van Rootselaar e havia preocupações sobre sua saúde mental em intervenções anteriores.
  • O prefeito da cidade reconhece a falta de apoio em serviços de saúde mental na comunidade.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Um veículo policial está estacionado em frente à Escola Secundária de Tumbler Ridge, onde ocorreu um tiroteio em massa na terça-feira
Pelo menos 10 pessoas morreram e 27 ficaram feridas após o ataque Eagle Vision Agency/AFP/Getty Images via CNN Newsource - 12.02.2026

A suspeita no tiroteio em massa de Tumbler Ridge, no Canadá, postou sobre armas e caça em seu canal no YouTube e parece ter escrito sobre suas lutas com a saúde mental online, de acordo com postagens em redes sociais.

A polícia canadense identificou Jesse Van Rootselaar, de 18 anos, como a atiradora que matou sua mãe e seu meio-irmão de 11 anos antes de abrir fogo na Escola Secundária Tumbler Ridge, matando cinco alunos e um professor e, em seguida, disparando fatalmente contra si mesma.


A polícia ainda está investigando e não determinou a motivação.

LEIA MAIS:

Van Rootselaar, que era uma mulher transgênero, fez a transição há cerca de seis anos, de acordo com a polícia.


Ela era residente da remota cidade no sopé das Montanhas Rochosas, na Colúmbia Britânica, e havia abandonado a escola há cerca de quatro anos.

De acordo com postagens em redes sociais, verificadas pela CNN Internacional, Van Rootselaar tinha acesso a armas e era entusiasta da caça.


Jennifer Strang, a mãe da suposta atiradora, postou uma foto no Facebook em 2024 de um armário contendo o que parecem ser seis rifles de caça, com a legenda “Acho que é hora de levá-los para praticar tiro ao alvo”.

Van Rootselaar falou sobre caça e armas em um canal no YouTube, de acordo com uma postagem no Facebook de 2021 feita por Strang.


Strang postou um link para o que ela descreveu como o canal de Van Rootselaar no YouTube, que contém “postagens sobre caça, autossuficiência, armas e coisas que (ela) gosta de fazer”. Strang incentivou seus amigos a conferirem e se inscreverem.

Aquele canal do YouTube havia sido retirado do ar até esta quinta-feira (12).

Uma busca arquivada mostrou vários vídeos postados com títulos relacionados a armas de fogo.

Um usuário do Reddit com o mesmo nome de usuário do canal do YouTube, e cuja atividade é consistente com o canal e a idade da suposta atiradora, postou um vídeo em 2023 de si mesmo usando uma arma em um estande de tiro.

Adolescentes podem usar armas no Canadá

Embora o Canadá tenha leis de armas muito mais rígidas do que os EUA (Estados Unidos), é legal possuir certos tipos de armas com uma licença válida.

Adolescentes entre 12 e 17 anos podem usar uma arma de fogo para uma finalidade aprovada, como caça ou prática de tiro, com uma “licença para menores”.

A polícia recuperou duas armas de fogo, uma arma longa e uma pistola modificada no local, na terça-feira (10), embora nenhuma estivesse registrada em nome de Van Rootselaar, cuja licença expirou em 2024.

A caça é um passatempo comum em Tumbler Ridge, disse o reverendo Gerald Krauss, da Igreja New Life Assembly da cidade, à CNN Internacional.

A pequena cidade é mais conhecida por sua natureza e é cercada por vida selvagem, incluindo veados, alces, uapitis, lobos e ursos pardos e pretos.

A comunidade não é estranha às armas, mas um tiroteio fatal era “algo inédito”, de acordo com Krauss. “Todo mundo caça e ninguém fez nada estúpido“, disse ele, chamando-os de “pessoas muito responsáveis que vivem aqui”.

A polícia apreendeu armas de fogo da residência de Van Rootselaar há alguns anos, mas as devolveu posteriormente quando o proprietário solicitou a devolução, disse o comissário adjunto Dwayne McDonald da RCMP (Gendarmaria Real do Canadá) na quarta-feira (11).

A polícia não especificou quem era o proprietário das armas.

McDonald disse que a polícia também visitou Van Rootselaar múltiplas vezes nos últimos anos em relação a problemas de saúde mental e que, em algumas ocasiões, “a suspeita foi detida para avaliação e acompanhamento”.

A visita mais recente, na primavera passada, foi devido a “preocupações em relação à saúde mental e automutilação”, disse ele.

Na conta do Reddit que correspondia ao nome de usuário do canal de Van Rootselaar no YouTube, várias postagens discutiam abertamente lutas com questões de saúde mental, com o autor dizendo que havia buscado ajuda psiquiátrica em 2023. As postagens no Reddit também detalhavam o uso de drogas.

Quando questionado se a cidade tinha apoio adequado para serviços de saúde mental, o prefeito Darryl Krakowka disse que era algo que faltava na comunidade.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.