Putin afirma que Rússia continuará com ataques às infraestruturas de energia da Ucrânia
Bombardeios deixam milhões de pessoas sem eletricidade, água e aquecimento em meio a temperaturas negativas
Internacional|Do R7
O presidente russo, Vladimir Putin, garantiu nesta quinta-feira (8) que seu país continuará os ataques contra a infraestrutura energética ucraniana, que deixam milhões de pessoas sem eletricidade, água e aquecimento no momento em que o inverno chega com temperaturas negativas.
O presidente russo diz que os atentados são uma resposta à explosão que danificou a ponte da Crimeia construída pelos russos e outros ataques atribuídos à Ucrânia. "Quem começou?", lançou Putin à margem de uma cerimônia de entrega de medalhas no Kremlin.
Desde o ataque à ponte da Crimeia, em outubro, a Rússia multiplicou o lançamento de mísseis contra a infraestrutura civil de energia.
Ele também acusou Kiev de ter "explodido as linhas de energia da usina nuclear de Kursk", uma região russa na fronteira com a Ucrânia, e de "não fornecer água" ao reduto separatista pró-Rússia de Donetsk, no leste do país.
"Não fornecer água a uma cidade de 1 milhão de habitantes é um ato de genocídio", disse ele, acusando os países ocidentais de fechar os olhos para essas ações das autoridades ucranianas.